22 DE AGOSTO DE 2017

Horário: 09h - 17h

Local: Instituto de Biologia – IB – Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília

*Ao final da Ala Sul ao lado do Bloco de Salas

 

 

09h - 10h30 | Composição da Mesa de Abertura:

 

  • Erivaldo Oliveira da Silva – Presidente da Fundação Cultural Palmares
  • Olgamir Amância – Decana de Extensão da Universidade de Brasília
  • Iracilda Pimentel – Decanato de Extensão
  • Juvenal Araujo – Secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
  • Francisco de Assis Costa Filho – Secretário Nacional de Juventude
  • Ivana de Siqueira – Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação
  • Secretário de Segurança Pública do GDF
  • Representante dos Jovens do Quilombo – Espaço Cultural de Resistência da UNB
  • Representante NEAB´S UNB
  • Reitores presentes

 

seminario06

10h30 - 11h | Palestra: "Racismo Institucional e Universidade", Prof. Evandro Piza

 

Sobre o Palestrante - Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Direito pela UFSC (1998) e Doutorado em Direito pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Atualmente é Professor na Universidade de Brasília UnB de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminologia Crítica e Desigualdade no Sistema da Justiça Criminal; Processo Penal, Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação e Direitos Fundamentais; Princípio da Igualdade, Relações Raciais e Políticas de Ação Afirmativa. Tem participado de projetos sociais e atividades de pesquisa voltados para a inclusão social da população afro-brasileira no Ensino Superior e de pesquisas sobre o racismo na sociedade brasileira. Coordenador do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (CEDD/FD/UnB) e membro do Grupo de Investigación sobre Igualdad Racial, Diferencia Cultural, Conflictos Ambientales y Racismos en las Américas Negras-IDCARÁN da Universidade Nacional da Colômbia. 

 

11h - 11h10 | Participação Especial – Professor Rafael Sânzio

 

11h15 - 12h | Participação da Plenária

 

12h20 - 14h | Almoço

 

seminario04

14h - 14h30 | Palestra: "Vidas Negras Importam: de que valem Mentes Negras?" – Professor Julio Tavares

 

Sobre o Palestrante: Professor Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense; Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980); Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1984); Doutor em Antropologia - University of Texas at Austin (1998); Pós-doutorado como Rockfeller Post-Doctoral Fellow no Center for Black Music Research, em Chicago (2001). Trabalha com Antropologia da Diáspora Africana, História da África e Diáspora Africana no Brasil e Estados Unidos, Relações Étnico raciais, Semiótica, Antropologia da Comunicação, Antropologia do Corpo, Teoria Antropológica Contemporânea, Estudos Culturais e Metodologia Etnográfica. Em consultoria trabalha com diversidade, cultura, comunicação e cognição intercultural no mundo corporativo para Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Caixa Econômica Federal, Fundação Getúlio Vargas, e com inúmeras ONGs como CUFA, FLUP, Instituto HOJU, para o qual elabora e dirige grupo de pesquisa sobre a presença da mulher negra na história da humanidade, cujo resultado será transformado em livro didático para formação de professores do ensino básico e médio. Membro do Advisory Board da ASWAD (Association for the Study of the Worldwide African Diaspora – Associação para o Estudo da Diáspora Africana em Todo o Mundo); Curador e Coordenador Geral do TEDxUFF 2012 e atualmente coordena o Encontro Internacional de Cinema Negro Africano e Diaspórico Zózimo Bulbul a se realizar em novembro na UFF. É participante, desde 2013, do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira na Diretoria de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ativista na luta contra o racismo e pela inclusão dos Estudos Antropológicos e Históricos da Diáspora e Civilização Africana em todos os currículos das redes de ensino público e privado do país. Autor de dos livros “Dança de Guerra: Uma teoria da corporeidade afro-brasileira” e “Uma Ponte sobe o Atlântico: Diásporas Africanas na América do Sul”. Além de editor de dossiês, coletâneas e de inúmeros artigos em dezenas de periódicos nacionais e internacionais.

 

14h30 - 14h40 | Participação Especial – Professor José Jorge

 

14h40 - 15h | Participação da Plenária

 

seminario02

15h | 15h30 | Palestra: A Persistência da Raça nas Interações Sociais. – Professor Valter da Mata.

 

Graduado em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (1996). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (2009), dedica-se aos estudos sobre Psicologia Social, Psicologia e Relações Raciais e Psicologia e Políticas Públicas. Docente da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) no município de Lauro de Freitas - BA. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2014-2016). Presidente do Conselho de Psicologia da Bahia (3ª Região) Gestão 2010-2013 e Vice - presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (3ª Região) - gestão 2007-2010. Coordenados d o Grupo de Estudos de Psicologia e Relações Raciais da Unime - Lauro de Freitas desde 2012. 

 

15h30 - 15h50 | Participação da Plenária

 

17h | Encerramento e Considerações Finais

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.