Obra paisagística experimental embeleza o ICC com flores do Cerrado e de ciclo curto. Projeto foi reconhecido por seu caráter inovador

Jardim temporário floresce no período das chuvas e tem seu colorido reduzido durante a seca. Foto: Julio Pastore/FAV UnB

 

Quem anda pelos corredores do Instituto de Central de Ciências (ICC) depara-se, sobretudo no período prévio à seca, com belezas naturais de saltar aos olhos. Flores nativas do Cerrado e de ciclo curto, além de plantas rasteiras, como zínia persa, gaillardia, sálvia azul, neve da montanha, linho e a margaridinha-escura, são algumas das espécies que dão um colorido aos 5 mil metros de área verde do edifício histórico. A concepção paisagística é resultado do projeto de extensão Jardim de Sequeiro, premiado recentemente na V Bienal Latino-americana de Arquitetura de Paisagem.

 

O reconhecimento internacional, concedido na categoria Obra Construída pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México, deu-se pelo potencial da iniciativa em promover soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais da América Latina. "Foi muito gratificante receber esse prêmio. Não só pela premiação em si, mas por ver que o jardim está saindo do ambiente universitário", celebra Brenda Cristina Souza, estudante de Ciências Ambientais e integrante do projeto.

 

O Jardim de Sequeiro foi idealizado em 2020, a partir de parceria entre a Prefeitura da UnB e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), com o intuito de repaginar os canteiros do ICC com alternativa paisagística experimental cuja implantação e o manejo são de baixo custo. "É um jardim temporário, que a gente planta por semeadura direta no começo das chuvas, e ele vai numa sucessão de florações até a seca", explica o professor da FAV e coordenador do projeto, Júlio Pastore, em entrevista à UnBTV.

 

Para que a renovação do jardim ocorra anualmente, as sementes que ali germinam são aproveitadas a partir de colheita durante o inverno, estação seca em regiões de Cerrado. A semeadura para o terceiro ciclo de floração será realizada em breve.

 

Saiba mais sobre o Jardim de Sequeiro e a premiação em vídeo da UnBTV:

 

*Com informações da UnBTV.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.