FUNDAR e UnB promovem Encontro e Seminário Internacional nos dias 26 e 27 de outubro

Posts para feed

 

Para comemorar o centenário de Darcy Ribeiro, seus pensamentos e fazimentos, a Universidade de Brasília sediará o Centenário Darcy Ribeiro Aqui (1922 – 2022), na quarta-feira (26), e o III Seminário Internacional UnB e Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), na quinta-feira (27), no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). Os eventos são frutos da parceria entre Decanato de Extensão (DEX) e Fundação Darcy Ribeiro (Fundar).

 

“Nós temos feito uma série de eventos com a UnB, resultado de um termo de cooperação que assinamos em 2020”, explica José Ronaldo Alves da Cunha, presidente da Fundar. “A ideia é dinamizar o espaço com atividades permanentes, dinâmicas e pedagógicas, envolvendo os alunos. Queremos que o Memorial faça parte das atividades da Universidade”.

 

Em novembro de 2020, a UnB e a FUNDAR celebraram um acordo de cooperação científica com objetivo de desenvolver atividades envolvendo arte, cultura, preservação do acervo e acesso à biblioteca do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. A ideia é tornar o Memorial, gerido pelas duas instituições, um espaço de promoção de eventos, cursos e oficinas com caráter extensionista. “Celebrar o centenário de Darcy Ribeiro no ambiente que ele mais adorava, que é sua filha dileta, a UnB, será muito significativo”, diz ele.

 

“Estamos cumprindo as tarefas que ele nos desafiou a cumprir, especialmente problematizar o Brasil”, reflete Olgamir Amancia, decana de Extensão da UnB. “Se, anteriormente, pensar a partir de Darcy já era estimulante, neste ano de 2022 essa pauta se tornou singular”.

 

Olgamir cita as centenas de atividades desenvolvidas durante a 22ª Semana Universitária, que teve o centenário de Darcy Ribeiro e os 60 anos da UnB como temas. “Darcy é inesgotável, por isso, na data de seu aniversário, continuaremos a perscrutar seus ensinamentos por meio de diálogos com importantes interlocutores, até porque o desafio de problematizar o Brasil continua atual”, afirma.

 

PROGRAMAÇÃO – No Centenário, os participantes poderão conhecer um pouco mais da trajetória pessoal de Darcy, por meio da memória de familiares e amigos, e de obras (entre exposição, livros e filmes) produzidos em homenagem ao antropólogo. A edição 28 da revista Darcy é parte das homenagens. A programação tem início às 9h, do dia 26/10, no Memorial Darcy Ribeiro. No encerramento, apresentações culturais de Joana Duah e Victor Vasconcelos e Samba de Folha. Clique aqui e confira a programação completa.

 

O III Seminário Internacional será aberto com aula magna do ensaísta cubano Jorge Fornet Gil. Também reunirá intelectuais e estudiosos da obra de Darcy, em três mesas temáticas sobre cultura, educação, história e política na América Latina. A programação tem início às 9h30, no dia 27/10, no Auditório do Memorial Darcy Ribeiro. No encerramento, apresentações de estudantes do Departamento de Música da UnB, Seu Darcy e Baque Mulher Brasília. Clique aqui e confira a programação completa.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.