Aberto para a comunidade acadêmica, primeiro encontro para debater e tirar dúvidas acontece no dia 8 de novembro

26set18 mostrapibex lgprado 02

Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Para debater mais profundamente o papel da extensão universitária nos currículos de graduação, o Decanato de Extensão (DEX) criou o Fórum Permanente da Inserção Curricular de Extensão da UnB. O Fórum vai promover eventos para escutar a comunidade acadêmica e tirar dúvidas sobre o processo que já está em curso na UnB.

Os dois primeiros encontros já tem data marcada: “Metodologias de extensão: novos desafios, outros paradigmas” acontece na terça, 8 de novembro, enquanto “Disciplinas de Extensão: experiências e perspectivas” acontece em 22 de novembro. Outros eventos serão realizados em dezembro e ao longo de 2023. As inscrições estão abertas pelo SIGAA.

“O principal objetivo do Fórum é ser um espaço de debate qualificado e aprofundado da extensão articulada aos currículos dos cursos superiores da UnB”, explica o diretor técnico de Extensão, Alexandre Pilati. “Pretendemos estabelecer um momento dialógico, com participação de convidados internos e externos que vivenciam a extensão em sua prática educativa a fim de que possamos compartilhar e discutir informações, inquietações e soluções para que efetivamente a extensão seja uma oportunidade de enriquecimento dos currículos dos cursos superiores no sentido do aprofundamento de sua vinculação social”.

Em outubro, terminou o prazo para envio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da UnB, já devendo prever 10% dos créditos para a extensão. “O engajamento dos cursos nos processos de reforma curricular foi bastante significativo na UnB. Houve grande participação nas reuniões de atendimento para tirar dúvidas e receber orientações sobre o procedimento”, afirma Pilati.

Agora, o estágio é de avaliação dos PPCs, que serão enviados para aprovação na Câmara de Ensino de Graduação e no CEPE ao longo do semestre. “Paralelamente, instituímos o Fórum Permanente da Inserção curricular da extensão, para dar oportunidade a uma discussão mais aprofundada e qualitativa da prática da extensão articulada aos currículos”, diz.

ENTENDA – A partir de janeiro de 2023, as atividades de Extensão precisam compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação em todo o país. A determinação vale para as instituições públicas e privadas e tem o objetivo de cumprir a Constituição Federal, que define o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A Extensão Universitária é parte fundamental da formação acadêmica, junto com o ensino e a pesquisa. Ela promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento.

Em resolução publicada em dezembro de 2018, o MEC estabeleceu diretrizes para a inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação. Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão.

O objetivo é regulamentar a creditação de atividades de extensão como componente curricular nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio da participação de estudantes em extensão universitária, de acordo com a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o mínimo de 10% do total de créditos exigidos para a graduação para programas e projetos de extensão universitária. Saiba mais.

Confira os próximos eventos:

08 de novembro, 14h às 16h – Metodologias de extensão: novos desafios, outros paradigmas
Profa. Olgamir Amancia (DEX)
Prof. Alexandre Pilati (DEX)
Profa. Liza Maria Souza de Andrade (FAU)
Profa. Carla Maria Chagas e Cavalcante Koike (IE)
Local: Anfiteatro 09 (ICC Sul)

22 de novembro, 14 às 16h – Disciplinas de Extensão: experiências e perspectivas
Prof. Alexandre Pilati
Prof. Lucas Moreira (IE)
Profa. Vania Raquel Teles Loureiro (FAU)
Local: Auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo)