Até 10 de dezembro, DEX recebe cartas e emails em comemoração aos 60 anos da Universidade, no “Festival de Cartas para a UnB”

arte divulgacao cartasunb

Imagem: Divulgação/DEX.

Para celebrar os 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), o Decanato de Extensão da UnB promove o Festival de Cartas para a UnB. As cartas podem ser enviadas ao DEX até 10 de dezembro. Também serão recebidos e-mails, que podem ser enviados para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O objetivo é incentivar a redação e a publicação de cartas alusivas à vida da UnB, seja do ponto de vista histórico seja do ponto de vista pessoal. Podem participar membros da comunidade acadêmica (docentes, técnicos-administrativos e discentes) e, também, a comunidade externa (por exemplo: ex-alunos ou membros da comunidade em geral).

As cartas podem abordar momentos inesquecíveis vividos por seus autores/as na UnB e destinar-se tanto à instituição quanto a pessoas que ajudaram a construir a sua história.

“É uma forma de promovermos a memória da Universidade a partir daquelas pessoas que fizeram parte da instituição e ajudaram a construí-la de algum modo”, afirma Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão. “É um convite para ver a UnB a partir de uma perspectiva pessoal, afetiva e subjetiva, pois são as pessoas em seu cotidiano que fazem a História.”

Desde a sua criação, a UnB se consolidou nacionalmente como uma das mais importantes referências em educação superior pública, gratuita, de qualidade e para todos. Em sua trajetória foram inúmeros os momentos em que combinaram-se a excelência e a ousadia para produzir o conhecimento necessário para transformar a realidade brasileira, como ensinava Darcy Ribeiro.

No dia 15 de dezembro de 2022, data que marca a assinatura da Lei de criação da UnB em 1962, as cartas serão lidas, publicadas e/ou entregues aos homenageados a quem se destinam, quando for o caso.

“Sabemos que há muitos momentos bons, muitas conquistas, mas também muitos desafios e tempos difíceis atravessados pelas pessoas na UnB e junto com a UnB. Por isso, desejamos montar uma coleção especial dessas memórias, para que o que foi vivido de bom possa apontar para soluções e momentos futuros e que os desafios sirvam sempre como forma de aprendizado”, diz Pilati.

Como participar:
Envie uma carta para Decanato de Extensão (DEX), Prédio da Reitoria, 2º andar, Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A - Asa Norte, DF, 70910-900