Atual Diretora-geral do Arquivo Nacional fez fala de abertura da Semana Universitária, que vai até 29 de setembro

WhatsApp Image 2023 09 26 at 13.46.15

Cortejo de abertura da 23ª Semana Universitária levou público do Ceubinho até o Auditório da AdUnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A 23ª Semana Universitária começou com uma carta de amor destinada à Universidade de Brasília. Foi como Ana Flávia Magalhães Pinto, professora da UnB e atual Diretora-geral do Arquivo Nacional, definiu sua fala. "Amor orientado por uma pulsão de vida, uma necessidade de luta, um compromisso com a liberdade", disse para público no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

Durante a palestra com o tema “Produção do conhecimento contra o racismo, o sexismo e pelo bem viver!”, a professora exaltou a presença de pesquisadoras negras na Universidade. Ana Flávia contou que havia realizado um sonho na última sexta-feira: presidir uma banca de mestrado de uma estudante negra de Planaltina que produziu um trabalho sobre as experiências de pessoas negras livres, libertas e escravizadas no chamado leste goiano – que inclui as atuais cidade de Formosas, Planaltina e Sobradinho.

“É uma lacuna na historiografia brasileira, mas tem sido possível graças aos acenos que a UnB tem feito para o povo brasileiro de que nossas histórias cabem aqui", disse, enaltecendo a ampliação do número de vagas pela política de cotas. “É uma marca dessa universidade”.

Para a professora, um dos maiores trunfos da UnB como instituição é escutar e dialogar com a sociedade. “Somos referência na luta contra racismo e sexismo, mas estamos implicados na reprodução desses males que combatemos”, analisou.

Na Universidade de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, ainda há dificuldade de associar a UnB com figuras femininas. “Essa universidade não se faz, fez ou fará sem a atuação permanente de mulheres que têm desenvolvido ações que ampliam as dimensões da nossa existência coletiva”, afirmou a professora.

EXTENSÃO – A abertura da 23ª Semuni também contou com a apresentação de três dos seis projetos de extensão selecionados para as comunicações orais do V Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB. Os projetos Meu Corpo eu cuido, Atenção odontológica a gestantes e bebês, e Viver na Chapada tiveram vídeos exibidos.

WhatsApp Image 2023 09 26 at 13.46.16

Jessyca Silva (primeira da esquerda para direita) recebe premiação junto com outras extensionistas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

"É um projeto voltado para o ensino de educação sexual de crianças, jovens e adultos de instituições e comunidades tanto do DF como do Entorno. Trabalhamos com a divulgação científica e com oficinas e palestras”, disse Jessyca Silva, estudante de ciências biológicas e extensionista do projeto Meu corpo eu cuido.

“Dá uma satisfação chegar aqui e encontrar três jovens pesquisadoras negras sendo reconhecidas aqui”, exaltou a professora Ana Flávia Magalhães. “É mérito, mas também é a naturalização da presença de pesquisadoras que não eram consideradas viáveis. Dá um orgulho danado”.

Ana Flávia disse que é impossível pensar o ensino ou a pesquisa longe da extensão, que mantém a Universidade em diálogo com sujeitos sociais produtores e conhecimentos e promove a cidadania. “Ao primar pela extensão, a UnB amplia sua condição de fazer valer sua missão institucional”, sentenciou.

Decana de Extensão da UnB, a professora Olgamir Amancia também valorizou o aumento no número de técnicos e docentes coordenando ações de extensão na UnB, além dos mais de 10 mil estudantes que atuam na extensão, incluindo mais de 1000 bolsistas do DEX. “São eles que fazem a extensão acontecer”, resumiu.

WhatsApp Image 2023 09 26 at 13.46.15 1

Ana Flávia Magalhães (quinta da esquerda para direita) posa para foto durante ato política de abertura da Semuni. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

SEMUNI – As inscrições para a 23ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas. O evento continua até o dia 29 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Planaltina, Ceilândia e Gama – com mais de mil atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras.

“Conseguimos integrar várias atividades de extensão, ensino e pesquisa, com atividades em todas as áreas e campi. É um momento de felicidade para a UnB”, disse a reitora da Universidade, Márcia Abrahão.

Na quarta-feira (27), ela recebe cerca de 500 estudantes de ensino médio dos territórios que fazem parte da Rede de Polos de Extensão para a Conversa com a Reitora, que acontece a partir das 10h, no auditório da AdUnB.

Ao todo, quase 5000 estudantes de 95 escolas públicas do DF e Entorno vão visitar a Semana Universitária a convite do Decanato de Extensão.

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e ter sua frequência atestada. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA). Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema e acessar a lista de atividades.

Veja como foi a cerimônia de abertura da Semuni: