Alunos tiveram oportunidade de conhecer a UnB durante a Semana Universitária

WhatsApp Image 2023 09 29 at 17.18.03

Safira, do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim em Cavalcante (GO), faz pergunta para a reitora. Foto: Láisa Leite/DEX.

Muito animados, centenas de estudantes disputavam para ver qual turma conseguia fazer mais barulho quando chamada. Alunos de escolas públicas do Paranoá, Recanto das Emas, Gama, Ceilândia, Taguatinga, Cavalcante (GO), Colinas do Sul (GO) e Alto Paraíso (GO) lotaram o auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) durante o evento Conversa com a Reitora, parte da programação da Semana Universitária.

As escolas parceiras da Rede de Polos de Extensão (Repe) tiveram oportunidade de trocar ideias com Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília, e outros membros da administração superior: Olgamir Amancia, decana de Extensão, Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação, e Ileno Costa, decano de Assuntos Comunitários.

Era a primeira visita à UnB da maior parte dos 500 estudantes, que dispararam uma série de perguntas sobre ingresso e permanência na Universidade, auxílio e bolsas, empregabilidade, entre outros assuntos.

“Um dos melhores momentos da minha vida foi quando eu era estudante de graduação”, disse a reitora. “Não é fácil chegar na Universidade. Quero convidar vocês para estudarem muito”. Márcia Abrahão convidou o público para que participasse das três principais formas de ingresso na UnB: vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Programa de Avaliação Seriada (PAS). Ela também citou outras formas, como o vestibular indígena e o vestibular para Licenciatura em Educação do Campo.

“Não só entrar, mas permanecer na universidade. Esse é o grande desafio”, ponderou Ileno Costa, decano de Assuntos Comunitários. Ele destacou que a UnB tem um dos maiores programas de assistência estudantil, incluindo ações específicas como o auxílio socioeconômico, para transporte, creche, além de moradia estudantil, alimentação gratuita, entre outras.

WhatsApp Image 2023 09 27 at 14.52.39

Membros da administração superior tiraram dúvidas dos estudantes no auditório da AdUnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Com muitas preocupações sobre o futuro, os estudantes pediram dicas sobre como conseguir um bom emprego. "Só quem faz o que gosta vai continuar estudando, tentando se aperfeiçoar, e se destacar no mercado", apontou Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação. Ele também falou sobre a necessidade de fazer estágios e desenvolver outras habilidades com projetos de pesquisa e extensão.

Universidade não é só sala de aula. A decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, falou sobre a importância da extensão para a formação cidadã. Ela destacou as mais de duas mil ações cadastradas no DEX atualmente. "Não precisa saber apenas a dimensão técnica da profissão. Permite que o estudante dialogue com várias áreas, participando de projetos de extensão", explicou. "Será um profissional com formação ampla. Aqui vocês vão viver experiências que prepararão vocês para a vida".

Após o evento, os estudantes continuaram conhecendo a UnB, com almoço no Restaurante Universitária e tour pelo campus, com visita à Mostra de Cursos e outras atividades da Semana Universitária.

Assista: