Relatos sobre o acolhimento que a música proporciona ganham destaque em duas agendas

Batalha da Arena, edição especial para a 23ª Semuni da tradicionalíssima Batalha da Escada, reuniu grande e diverso público, como sempre. Foto: Maria Eduarda Caldo/FAC

 

Na Semana Universitária 2023, o rap – um dos elementos da cultura hip hop – foi instrumento para discussão de questões sociais na Universidade de Brasília. Por meio da mesa-redonda Mulheres do Rap cantam sua história, que aconteceu na Faculdade de Comunicação na terça-feira (26), e da Batalha da Arena, na quarta-feira (27), os jovens debateram questões de gênero, cultura e segregação social, por exemplo.

Multiversa e DJ Kashuu, estudantes da UnB e artistas do hip hop, foram convidadas da primeira atividade e ressaltaram a importância das mulheres no movimento. “Dependendo do que você vê no palco, você se sente pertencente ou não àquele lugar”, afirmou Multiversa, ao contar que muitas vezes já assistiu a batalhas de rap mas não se sentiu confortável em participar por não ver outras meninas.

“O hip hop me deu um contexto, uma arma e uma arena para lutar pelo que eu acho necessário para as próximas gerações”, disse DJ Kashuu. Ela começou nas Batalhas das Gurias e da Escada e encontrou na atividade acolhimento em diversos ambientes, inclusive na UnB. A estudante também comentou que trazer o rap ao meio acadêmico mostra para pessoas periféricas que a Universidade é uma realidade que pode pertencer a elas também.

Marina Ribeiro, Multiversa, DJ Kashuu e Larissa Santos na mesa-redonda da FAC sobre mulheres no rap. Foto: Maria Eduarda Caldo/FAC

 

A mesa-redonda ressaltou ainda a importância que o hip hop e o rap têm para a transformação social. Multiversa, moradora de Alto Paraíso, participou dos projetos Quem Passa pela Praça, uma iniciativa de revitalizar espaços da cidade por meio do grafite, e As Mina Convida, um incentivo para que mulheres façam parte dessa cultura. Para ela, o mais importante é ver que as mudanças que sempre idealizou podem de fato acontecer.

A estudante da UnB Isadora Messemberg, presente na Batalha da Arena, ficou impressionada com a capacidade do evento de reunir tantas pessoas diferentes em um ambiente tão respeitoso. O Teatro de Arena abrigou duelos de rimas, uma “oficina de charme”, que ensinou passos de dança do hip hop ao público, espaços para grafite, basquete e convidados especiais. Essa foi uma edição especial da tradicional Batalha da Escada, projeto de extensão da UnB que promove encontros todas as quartas-feiras, às 18h, no mesmo local.

 

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 está a todo vapor! Até 29 de setembro, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circulam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentam a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, está acompanhando a programação e produzindo registros como o que você leu agora.

Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre o que acontece na Semana Universitária. Fique ligado nos canais oficiais da Universidade de Brasília e aproveite o resultado dessa parceria.

 

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 3º dia de Semuni!

 

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.