Com quatro edições ao longo da semana, evento na Faculdade de Ciências da Saúde (FS) disponibilizou 120 vagas para a participação da comunidade

Bom público participou das oficinas de Procedimentos de Atendimento em Emergência para Socorristas Leigos ofertadas pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Trauma e Emergência durante a Semana Universitária 2023. Foto: Gabriela Braga Senna/FAC

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), na Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília, a oficina Procedimentos de Atendimento em Emergência para Socorristas Leigos. Organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Trauma e Emergência (Laete), o evento foi promovido quatro vezes durante a 23ª Semana Universitária.

A oficina teve como foco o público externo à área da saúde e buscou ensinar, partindo do zero, os procedimentos básicos de emergência em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (Ovace), mais conhecida como engasgo.

Sob a coordenação da professora Andreia Guedes, do Departamento de Enfermagem, o evento foi conduzido por um grupo de estudantes membros da Laete. Durante a manhã, eles utilizaram métodos de ensino teóricos e práticos que abrangeram todo o processo de atendimento de pacientes em situação de emergência, desde o reconhecimento até a ressuscitação.

O enfermeiro Bernardo de Jesus, membro da Laete, foi um dos tutores da oficina na quarta-feira. De acordo com ele, o Brasil enfrenta sérias dificuldades em relação à desinformação acerca de procedimentos de socorro. “Esse tipo de conhecimento deveria ser passado desde a educação básica”, comentou.

Bernardo explicou que a Liga tem o objetivo de levar esse conhecimento para a sociedade trabalhando em cima de três pilares: ensino, pesquisa e extensão. “Por meio da extensão, a gente entra em contato com a sociedade e entrega educação e saúde para o maior número de pessoas possível”, afirmou.

Com a ajuda dos coordenadores da ação, público põe em prática procedimentos de primeiros socorros aprendidos em oficina na 23ª Semuni. Foto: Gabriela Braga Senna/FAC

A dinâmica da oficina foi dividida em duas partes: um início mais explicativo e teórico, seguido de um segundo momento para que a comunidade colocasse em prática o que havia sido aprendido. Dessa forma, primeiro o público observou e prestou atenção nas instruções dos estudantes e, em seguida, treinou a massagem cardíaca em bonecos.

Bernardo destacou a importância de direcionar as pessoas a todo o conhecimento que está atualmente disponível na internet. “No YouTube, por exemplo, o canal do Instituto Brasileiro de APH (atendimento pré-hospitalar) ensina tanto a parte básica quanto conteúdos mais aprofundados em primeiros socorros”, avisou.

Compareceram à oficina, na manhã de quarta, aproximadamente 30 pessoas. A expectativa da Laete é que cada uma delas tenha saído do evento com noções básicas de primeiros socorros e esteja apta a realizar os procedimentos corretos em casos de parada cardiorrespiratória e Ovace.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 está a todo vapor! Até 29 de setembro, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circulam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentam a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, está acompanhando a programação e produzindo registros como o que você leu agora.

Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre o que acontece na Semana Universitária. Fique ligado nos canais oficiais da Universidade de Brasília e aproveite o resultado dessa parceria.

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 3º dia de Semuni!

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá