Veja como foi a participação do PNVS COMUNIDADE na Semana Universitária da UnB

WhatsApp Image 2023 10 02 at 17.22.50

Palestrantes do II Seminário do PNVS. Foto: Ascom PNVS

Na última sexta-feira, 29, foi realizado o II Seminário Integrador do PNVS Comunidade. O evento fez parte da 23ª Semana Universitária da UnB, em Brasília e contou com a participação de nomes importantes da área da vigilância em Saúde, como da decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) e representante do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Olgamir Amancia, além de Jacqueline Nunes, assessora técnica do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (DAEVS/SVSA/MS), Fábio José Basílio, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, secretário substituto e diretor de Políticas e Programas de Ensino Superior (SESU/MEC), Cícera Araújo, representando a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Marcelo Acácio, diretor de relações institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), além do Coordenador Geral de Articulação da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República, Ronald Ferreira dos Santos e toda a equipe de coordenadores e facilitadores do Programa Nacional de Vigilância em Saúde e Participação da Comunidade – PNVS Comunidade.

O seminário foi uma das 1.100 ações promovidas pela Semana Universitária da UnB. A representante da Reitoria da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia, destaca o evento realizado pela PNVS Comunidade como exemplo entre as atividades da semana. “O Seminário Integrador traz a expressão da integração entre a Universidade e Sociedade. E esse, eu penso, é o desafio das nossas universidades, fazer uma formação que abarque diferentes áreas e realizar uma formação em diálogo com outros setores da sociedade, porque é isso que de fato qualifica a formação profissional e acadêmica que nossas universidades desenvolvem", disse.

O Secretário substituto e Diretor de Políticas e Programas de Ensino Superior – SESU/MEC, Alexandre Fonseca, também participou de uma das mesas do evento. “Foi um dia muito produtivo, tivemos muitas falas importantes, tanto de representantes de órgãos do governo federal, quanto representantes do movimento estudantil. Isso demonstrou a nossa força em revelar a extensão como pilar fundamental no contato com a sociedade e na revelação da importância da Universidade para a sociedade”, ressalta Alexandre.

PNVS Comunidade
O Programa Nacional de Vigilância em Saúde e Participação da Comunidade – PNVS Comunidade – visa a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde – PNVS – nos espaços da comunidade. A representante da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Jaqueline Nunes, evidencia a importância do projeto. “A PNVS é uma política recente, tem apenas 4 anos, e nós estamos em um contexto de implementação dessa política. O projeto vai capilarizar essas possibilidades de ações de extensão e de toda vigilância”, conclui.

Palavras-chave