Filmagens proporcionam experiência imersiva em ambiente virtual dentro da comunidade indígena Kiriri, da Bahia

Exposição audiovisual em 3D e 360° sobre o povo Kiriri foi realizada na Maloca durante a Semana Universitária 2023. Foto: Karina de Oliveira/FAC

Na quinta-feira (28), penúltimo dia da 23ª Semana Universitária, o Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas da Universidade de Brasília (Maloca), exibiu obras audiovisuais em 3D que destacaram a terra indígena Kiriri, localizada na Bahia. As produções foram realizadas em colaboração com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (International Fund for Agricultural Development – IFAD). A exposição foi exibida em tecnologia de realidade virtual, permitindo ao participante, por meio da utilização de óculos especiais, visualizar e ter a sensação de estar na terra indígena.

"A exposição em si destaca a comunidade Kiriri de Banzaê, abordando aspectos da sua cultura e educação. Mostra também o projeto do IFAD chamado Pró-Semiárido, que se concentra na promoção da soberania alimentar em parceria com o governo da Bahia", explicou o expositor João Marcos, estudante indígena de Ciências Sociais.

O IFAD investe exclusivamente na agricultura familiar e em povos e comunidades em situação de vulnerabilidade alimentar e socioeconômica. "Por meio desse projeto, foi financiada a construção de uma casa de farinha e a aquisição de equipamentos, modernizando a produção de farinha que antes era feita manualmente", detalhou.

O estudante destacou ainda a história dos Kiriris. "As obras se concentram na narrativa de luta e resistência do povo Kiriri, que enfrentou o 'epistemicídio', que envolve aspectos culturais, linguísticos, alimentares e tradições. Ainda hoje, continuamos a enfrentar esses desafios", ressaltou.

Durante a exposição, João Marcos relatou como o projeto foi realizado. "Uma equipe foi contratada para realizar o trabalho, empregando a tecnologia de 360 graus nas filmagens. Isso permite que o vídeo seja explorado em qualquer direção, proporcionando uma experiência imersiva em um ambiente virtual dentro da comunidade. As fotos foram capturadas durante as filmagens, com a criação de um cenário específico para esse propósito."

Sobre os óculos feitos para o projeto, João Marcos acrescentou: "No total, existem dez óculos com vídeos carregados, sendo que dois deles estão localizados no Brasil e os demais estão distribuídos em várias partes do mundo, especialmente nas sedes da ONU." As versões do vídeo estão disponíveis no canal do IFAD no YouTube.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 agitou a UnB de 25 a 29 de setembro. Estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circularam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentaram a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, acompanhou a programação e produziu registros como o que você leu agora. Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre os destaques da Semana Universitária. Uma parceria de sucesso!

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 4º dia de Semuni!

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá