Na inauguração do local de preservação do patrimônio material e imaterial da UnB, foi entregue a proposta do primeiro Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro

Inauguração do Espaço Memória destaca o compromisso da UnB com a preservação do patrimônio histórico e cultural da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Na data de aniversário dos 62 anos da Lei de criação da UnB, 15 de dezembro, a reitora Márcia Abrahão inaugurou o Espaço da Memória da Universidade de Brasília no prédio SG-10, antigo Centro de Planejamento (Ceplan), cujo primeiro diretor foi Oscar Niemeyer. O espaço ficará sob a gestão do Decanato de Extensão (DEX), responsável pela comissão interdisciplinar que estruturou o planejamento estratégico do Espaço de Memória da UnB. Na ocasião, também foi apresentada a proposta do primeiro Plano Diretor da UnB, que será submetida ao Conselho de Administração (CAD).

 

“É uma história linda, que nós não podemos deixar de contar. Porque é uma história de luta e que faz com que o Brasil continue sendo um país da resistência”, reforçou a reitora Márcia Abrahão ao falar da importância que a preservação da memória da UnB tem para a sociedade.

 

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, destacou o compromisso democrático da UnB como uma das características da instituição. “Na Universidade de Brasília, tudo que se faz, tudo se constrói, é a partir do coletivo, a partir da interlocução das diferentes áreas, dos diferentes profissionais, porque é assim que as coisas tendem a dar certo”, disse, ao nomear cada membro da comissão interdisciplinar que elaborou a proposta de Planejamento Estratégico para o SG 10.

Neto de Oscar Niemeyer, o fotógrafo Carlos Niemeyer, na foto com a reitora Márcia Abrahão e a decana de Extensão, Olgamir Amancia, doou mais de 20 imagens do avô ao Espaço Memória. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Emocionado, o neto de Oscar Niemeyer, o fotógrafo Carlos Niemeyer, doou mais de 20 imagens de obras do arquiteto ao Espaço. Os itens farão parte da exposição permanente do local. “Meu avô me ensinou a ser tudo que sou. Reabrir esse espaço, onde ele trabalhou durante anos, e trazer para cá um braço no escritório Oscar Niemeyer para desenvolver projetos da UnB e de fora é uma forma de retribuir um pouco do que ele fez para mim.”

 

O representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Goulart, lembrou que a colaboração entre o Instituto e a UnB tem, pelo menos, 50 anos. “Acreditamos muito nessa parceria com a UnB, o DEX, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e os departamentos de Antropologia e de História.”

 

Está em análise no Iphan uma proposta de tombamento do SG 10, pela relevância arquitetônica do prédio que guarda um acervo de móveis da década de 1960 e obras de arte, como três murais de autoria de Oscar Niemeyer.

 

Após a cerimônia, as estudantes extensionistas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Mariana Mendes e Laís Vitória conduziram a visita guiada pelo SG 10.

 

PRESERVAÇÃO – Transformar o SG 10 no Espaço da Memória da UnB tem o objetivo de criar um local de referência nacional de preservação, comunicação e pesquisa da história da Universidade. Valendo-se do patrimônio histórico e cultural da instituição, o memorial vai promover ações de pesquisa, ensino e extensão integradas à sociedade.

 

“Aos 61 anos de história, completados em 2023, a Universidade de Brasília encontra uma oportunidade única de estabelecer formalmente um centro aglutinador de memórias e de ações de preservação de seu patrimônio material e imaterial”, afirmou o diretor-técnico de Extensão do DEX, Alexandre Pilati.

 

Ele explica que a mudança de finalidade do SG 10 vai permitir, entre outras ações, a participação em editais de fomento na área cultural e científica. Também possibilitará a formalização de parcerias institucionais, bem como com os cursos de graduação e pós-graduação da UnB.

 

“A gente vê a beleza desse prédio. Desde que assumimos a Reitoria, no final de 2016, com cortes orçamentários, ataques à nossa Universidade e ao conhecimento, nós estabelecemos como uma das prioridades fortalecermos a cultura, as artes, a memória. E primeiro, nós fortalecemos a extensão, que é o caminho da relação com a sociedade”, disse a reitora Márcia Abrahão.

A reitora Márcia Abrahão lembrou da importância que a história da UnB, como um local de resistência e produção de conhecimento, tem para o país. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

HISTÓRIA – O SG 10 é um prédio histórico da UnB. Tendo a execução da obra realizada pelo arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé, e o paisagismo assinado por Alda Rabello, o espaço foi construído em 1963 para abrigar o Centro de Planejamento (Ceplan), cujo primeiro diretor foi Oscar Niemeyer.

 

O prédio foi a primeira experiência com pré-moldados da Universidade, sendo finalizado em 45 dias. Hoje, parte do edifício é usado para atividades do Núcleo de Dança e de Vivência e abrigava ainda em 2023 a Secretaria de Infraestrutura da UnB (Infra).

 

PROGRAMAÇÃO – Durante o dia, além dos 62 anos da Lei de criação da Universidade, celebrou-se o nascimento de Oscar Niemeyer e o dia nacional do arquiteto e do urbanista, com diversas atividades artísticas e culturais abertas ao público. A exposição do Mobiliário Moderno da UnB, o lançamento do vídeo Elas no comando: memórias femininas na história da UnB e apresentações de dança e de músicas natalinas. O público pôde conferir também palestras com a professora Flaviana Barreto Lira e o professor José Carlos Coutinho da FAU.

 

GRUPO DE TRABALHO – A comissão que estruturou o planejamento estratégico foi formada por docentes e técnicos administrativos da UnB. Os membros são: o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias; Eduardo Oliveira Soares, da Ceplan (Infra); Caio Frederico e Silva, da FAU; Etienne Baldez, da Faculdade de Educação; a diretora do Instituto de Artes (Ida), Fátima dos Santos; Neuma Brilhante Rodriguez, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Renato de Sousa, da Faculdade UnB Ceilândia, e Flávia Motoyama Narita, Luci Sayori Murata, Priscila Almeida Andrade, Paulo Alziro Schnor e Raniel da Conceição Fernandes, do DEX.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.