Projetos classificados em 2022 têm oportunidade de participar da nova edição do programa

BANNER 1600X650

 

Durante o ano de 2024, os projetos que não foram contemplados na primeira edição do PNVS Comunidade terão a oportunidade de executar suas ações de vigilância e saúde junto à comunidade. O edital, que foi lançado em setembro de 2022, contou com 75 inscrições de propostas, vindas de todas as cinco regiões do Brasil. A primeira edição do projeto ocorreu ao longo do ano de 2023 e agora o PNVS Comunidade reforça suas estruturas para receber os cinco projetos suplentes e os 50 projetos classificados a integrarem a 2ª edição do programa. São 55 novos projetos atuando em todo território nacional.


O Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade (PNVS Comunidade) visa a inovação, em âmbito nacional, de Projetos de Extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde, previstas na Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O projeto é uma ação em parceria com o Ministério da Saúde, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB), o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), fazendo parte do fortalecimento da Rede Nacional de Extensão – RENEX, uma iniciativa do FORPROEX.


A nova fase conta com a participação de 31 instituições públicas de Ensino Superior atuando diretamente com a comunidade em prol da saúde no Brasil. Em sua 2ª edição, o PNVS Comunidade abarca 19 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Isso significa 55 coordenadores e mais de 160 bolsistas atuando diretamente na promoção da saúde em todo o território brasileiro.


Em suas duas edições, o PNVS Comunidade contemplou, ao todo, 75 projetos ligados a Instituições de Ensino Superior públicas. Durante todo o ano de 2023, foram realizadas diversas ações de vigilância em saúde, visando a participação da comunidade. O programa é de âmbito nacional e teve um crescimento de 175% em relação à primeira edição, chegando a 55 novos projetos contemplados. O PNVS Comunidade orgulha-se do papel desenvolvido na vigilância em saúde em todo o território brasileiro.


Clique aqui para conferir os projetos habilitados para Fomento de Projetos de Extensão voltados a 2ª Edição do PROGRAMA PNVS COMUNIDADE, de apoio à Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e a Participação da Comunidade ou acesse o link: https://dex.unb.br/editalpnvs.


Para mais informações acesso o site do programa: https://pnvscomunidade.org.br/ou o site do DEX/UNB https://dex.unb.br/

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.