Seminário abre as atividades acadêmicas do Mestrado em Sustentabilidade

Criar espaços de diálogos e estreitar laços de cooperação com pesquisadores e universidades estrangeiras é o objetivo do

"I Simpósio Internacional sobre Sociobiodiversidade e diversidade cultural", que acontecerá no dia 7 de julho no Auditório Cerrado do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB).

Auditório do CDS. Foto: Jéssica Marques/DEX.

IMG 1792

O evento faz parte das atividades do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), oferecido pelo CDS, e contará com uma delegação de professores da Universidade de Suriname e outros convidados nacionais e internacionais. A terceira turma, de 2016-2018, tem 15 estudantes vindos de comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. O curso possui intercâmbios com universidades de Suriname, México e Colômbia.

O conceito de sociobiodiversidade representa a relação entre bens e serviços gerados a partir da biodiversidade. O modo de utilização desses bens e serviços está ligado a diversidade cultural das populações tradicionais de uma região. O objetivo do Simpósio é discutir a diversidade cultural e sociobiodiversidade dos povos tradicionais da América Latina e do Caribe.

Programação – A abertura do simpósio será às 8h45, na quinta-feira. Das 9h às 12h a Mesa 1, coordenada pelo professor Rudi van Els, discutirá Sociobiodiversidade e sustentabilidade no Caribe e América Latina. Na parte da tarde, das 14h às 17h, a Mesa 2, “Sociobiodiversidade e diálogo de saberes: o papel das universidade e suas interações com povos e comunidades tradicionais na construção da sustentabilidade”, será coordenada pela professora Janaína Diniz. Confira a programação completa:

Diapositive1