Evento reuniu especialistas contrários e a favor da medida, e abre série de debates sobre temas nacionais

Na última quarta-feira, 7, a Universidade de Brasília promoveu o seminário “Olhares sobre a PEC 55”, no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). O evento foi o primeiro de um conjunto de debates para a comunidade acadêmica. Aprovada nesta terça-feira, 13, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, antes PEC 241, limita os gastos públicos por duas décadas.

 

Participaram do debate Esther Dweck, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-Assessora Econômica do Ministério do Planejamento, Alexandre Ângelo da Silva, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), José Carlos de Assis, professor de Economia Internacional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Roberto Ellery, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) da UnB. O mediador foi o subprocurador da república e ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão.

 

mesa pec55

O evento foi organizado pelo Decanato de Extensão e aberto pela nova decana, professora Olgamir Amancia. Convidada a falar, a reitora Márcia Abrahão destacou que foi eleita com o tema “Diálogos para avançar”, e que a Universidade é um espaço plural em que perspectivas diferentes têm que ser discutidas. “Nós não podemos deixar de participar dos grandes debates nacionais, nós temos que influenciá-los”, disse a reitora.

 

“Uma aposta arriscada” - A favor da PEC

 

A mesa reuniu especialistas contra e a favor da PEC. Alexandre Ângelo da Silva argumentou que o desequilíbrio fiscal nas contas públicas é estrutural, e que foi agravado pela recessão e aumento dos gastos públicos, apesar da desaceleração das receitas. “A fonte do problema é o crescimento de despesas, sobretudo das obrigatórias”, explicou. Ele ainda destacou que a carga tributária elevada em relação ao PIB, a dívida pública elevada para o nível de desenvolvimento e o déficit fiscal do tamanho da crise europeia ajudam a agravar a crise.

 

Para ele, a PEC propõe o ajuste gradual das contas públicas, em vez de um corte imediato e agressivo. Ele criticou argumentos contra a PEC, dizendo que ela não impacta a educação básica, o ensino médio e o FIES e que os cortes na saúde não são tão profundos. O plano do governo é demonstrar um compromisso com a estabilidade, que vai levar a construção da confiança do setor privado, e uma trajetória de estabilidade. O objetivo é a retomada do crescimento econômico, para evitar o retorno da inflação elevada. “A PEC veio da ausência de alternativas”, afirma.

 

O professor Roberto Ellery questionou como pagar a conta de 20 anos de despesas maiores que o PIB. Dentre as alternativas, se mostrou contrário ao aumento de tributos ou da inflação. Mas diante da necessidade de controlar os gastos primários e de se comprometer a limitar o crescimento dos gastos, acredita que a PEC pode ser uma solução: “A PEC é uma aposta arriscada. Para funcionar precisa ser seguida de várias medidas”.

 

“A pior solução” - Contra a PEC

 

A professora Esther Dweck criticou o pouco tempo de debate para uma medida com efeitos tão longos para o país. Para ela, a PEC 55 vai mexer no que mais combate a desigualdade: as transferências e gastos sociais de renda. “O aumento dos gastos sociais em relação ao PIB é uma tendência mundial”, afirmou.

 

Segundo ela, a queda do resultado primário foi acentuada mais pela queda da receita do que pelo aumento da despesa. E ela alerta que a PEC vai ser seguida por uma série de medidas prejudiciais. Nos próximos cinco anos, calcula um corte nominal de 90 bilhões nas despesas. É uma redução de gastos na saúde e na educação que nem sequer levam em consideração o aumento populacional, ou seja, podem causar uma redução per capita. Além do salário mínimo sem aumento e a reforma na previdência. “Existem alternativas e a PEC é a pior solução”.

 

O professor José Carlos Assis preferiu não falar especificamente sobre a PEC. Ele questionou a legitimidade do governo Temer. Segundo ele, é o investimento público que abre espaço para o setor privado. “Se cessa o investimento público, cai o PIB, depois as receitas, e por fim os empregos”, afirmou.

 

Encerrando o debate, o mediador Eugênio Aragão subiu o tom e disse que o governo Temer não tem legitimidade para aprovar um ajuste fiscal sem discussão nenhuma com a sociedade: “Por que a sociedade não é chamada para discutir o que vai impactar o país por 20 anos?”. 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.