Galeria UnB, na 406 norte, recebe exposição dos trabalhos a partir de 15 de março

Aprender a fotografar é aprender a escrever com a luz. Jovens Surdos de Brasília e do Distrito Federal tiveram esta oportunidade e agora vão mostrar o resultado da caminhada no universo em que se revelam mais perspicazes e sensíveis que a maioria das pessoas. É o que o público brasiliense vai poder conferir a partir do dia 15 de março, na Galeria UnB, na 406 Norte, com a exposição “Pois de tudo fica um pouco”, que vai reunir trabalhos de alunos do projeto “Linguagens, Olhares e Poéticas” e fotógrafos convidados.

O projeto Linguagem, Olhares e Poéticas é uma realização do Plano Mais Cultura nas Universidades, promovido pelo Ministério da Cultura. Nesse contexto, a proposta foi concebida pelo professor Kleber Aparecido (Linguística – UnB) para promover a divulgação da cultura surda e contribuir para o empoderamento desta comunidade por meio da fotografia. A primeira parte do projeto, realizada no final 2015, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, alunos do nível iniciante e avançado tiveram aulas de fotografia com professores do Surdo Foto Clube. Em 2016, o curso foi transferido para a Escola Bilíngue, em Taguatinga, onde 11 estudantes também puderam aprender a técnica da fotografia e desenvolver um projeto documental tendo por tema a cultura surda.

convite expo

Os trabalhos selecionados de 11 alunos do projeto Linguagens, Olhares e Poéticas vão estar na mostra que será aberta no dia 15, às 18 horas, na Galeria UnB. As Fotógrafas surdas Lília Breco, de São Paulo, Candy, de Rosário, na Argentina, além de jovens fotógrafos de Brasília, também terão seus trabalhos expostos na “Pois de tudo fica um pouco”. Esta exposição marca também o aniversário de cinco anos do Instituto Surdo Foto Clube, que acumula uma série de ações e eventos para promoção e divulgação desta minoria linguística no Distrito Federal, que não ouve, mas fala com as mãos e com o corpo, por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Libras.

O trabalho desses jovens com a fotografia, tanto como arte e recurso visual para ler e entender o mundo, será registrado ainda em um livro a ser lançado ainda este ano. Só aguardar.

Mais informações:
Cristiano Carvalho (presidente e professor do Surdo Foto Clube) – 98116-2528
Isabella Gurgel (Diretora pedagógica e professora do Surdo Foto Clube) – 99223-3080
Madalena Schnabel (professora do Surdo Foto Clube) - 99298 5233
Professor Kleber Aparecido (UnB) – 98308-0707