Evento vai até 10 de março e inclui Seminário Internacional de Experiências da Educação em Saúde

 

Olgamir Amancia, Decana de Extensão, participou na última terça (7/3) do Seminário Internacional Experiências da Educação em Saúde, parte da programação da Semana de Acolhimento das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina (FCS e FM/UnB). O evento tem como objetivo criar um espaço para acolher estudantes que ingressam na Universidade e promover a integração junto aos demais alunos veteranos, além de promover o debate e a interação sobre o processo de reforma curricular.

 

Maria Fátima de Sousa, diretora da FCS, e Gustavo Romero, diretor da FM abriram o evento falando sobre a criação de um currículo comum interdisciplinar. Eles disseram que os novos currículos precisam atender a demanda da sociedade e destacaram que a missão principal é ensinar a acolher. "Acolher deveria estar permanentemente em nossas cabeças", disse o professor.

 

Foto: Loyanne Chaves.

IMG 2837

A decana Olgamir Amancia compôs a mesa “Desafios da integração Ensino, Pesquisa e Extensão na formação” junto com Cláudia Garcia, Decana de Graduação, Maria da Glória Lima, coordenadora de extensão da FCS e Dais Rocha, professora do departamento de Saúde Coletiva. A professora Olgamir elogiou os esforços para que alunas e alunos ocupem os espaços da Universidade, principalmente o da construção de uma educação com excelência, não apenas dimensão técnica, mas ética e compromisso com o cuidado e acolhimento. “É preciso dar sentido e cumprir o papel da universidade de transformação da sociedade”, disse.

 

De acordo com a professora, integração é o eixo central do programa na extensão. Ela explicou que existem mais de 300 programas e projetos de extensão cadastrados no DEX, mas é necessário ir além da quantidade e fortalecer a interlocução com a universidade. Um dos maiores desafios identificados é a fragmentação, que segundo a decana não contribui para uma educação emancipatória. “Esses problemas são resolvido pelo diálogo. Nós vamos estimular o crescimento e desenvolvimento de programas, potencializando as ações de extensão”, enfatizou. Para a decana, o DEX não pode ficar restrito a uma função burocrática.

 

Uma das metas da gestão é a construção de Frentes de extensão, onde os programas seriam alocados – e conversariam entre si. A Frente Universidade e Saúde, por exemplo, dialogaria com a Frente de Movimentos Sociais. “Nós estamos num processo de construção e reflexão conjunta, mas é fundamental a presença da extensão como atividade constituinte da formação”, disse. O primeiro passo será a visitação aos cursos, uma escuta sensível, para pensar a política de extensão coletivamente.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.