“Olhares sobre a crise: o Brasil em questão” foi realizado no dia 22 de junho

O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) promoveu o Seminário “Olhares sobre a crise: o Brasil em questão” no dia 22 de junho. A iniciativa foi uma continuação dos debates iniciados com o Seminário “Olhares sobre a PEC 255”, que reuniu palestrantes favoráveis e contrários à medida que congelou os gastos públicos por 20 anos.


O evento buscou discutir estratégias para o enfrentamento da crise política e contou com a participação de Maria Lúcia Fattorelli, Luis Carlos Bresser Pereira e Nelson Barbosa Filho. "A UnB está dando importância para grandes debates", avaliou a reitora Márcia Abrahão.


Auditoria da dívida


Para Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, a conjuntura de crise está marcada por corrupção generalizada. Ela argumenta que a justificativa para a avalanche de reformas é o ajuste fiscal, com cortes de gastos sociais e privatizações, para pagar a dívida. A principal medida foi a Emenda Constitucional 95/2016, que limitou os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

 

seminariocrise4

Segundo ela, existe um sistema da dívida e o maior beneficiário é sistema financeiro, como prova o crescente lucro dos bancos. Fattorelli aponta que 43,94% do orçamento da união estão destinados para juros e amortização da dívida, enquanto apenas 3,9% para saúde e 3,7% para educação. De acordo com o orçamento projetado para 2017, esse número aumentará para 50,66%, mais da metade do orçamento. Por isso, ela defende uma auditoria da dívida. "O crescimento da dívida pública nada tem a ver com um suposto excesso de gastos sociais", diz.


Novo desenvolvimentismo


Luis Carlos Bresser Pereira, ministro da Fazenda durante o governo Sarney e ministro da Administração e Reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso, defendeu o projeto do novo desenvolvimentismo, com cinco pontos econômicos: responsabilidade fiscal, juros baixos, taxa de cambio competitiva, recuperar a capacidade de investimento e imposto progressivo.


Ele criticou o tripé macroeconômico neoliberal adotado no Brasil a partir de 1990, com taxa de câmbio flutuante, metas inflacionárias e meta de superávit. Para ele, uma economia capitalista tem que ter uma taxa de juros satisfatória para empresários, e os juros brasileiros são altos por conta da doença holandesa, a sobreapreciação permanente da taxa de câmbio de um país. “A taxa de juros está inviabilizando a indústria nacional”, diz.


Polarização não resolve


"Nosso problema não é econômico, é político e institucional", diz Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão durante o governo Dilma. Ele criticou a polarização atual do debate político brasileiro, em que ninguém quer ouvir ninguém. Segundo ele, a crise institucional é mais grave, e não será resolvida pelas eleições de 2018. As instituições estão brigando sem resolver problema. "Debate polarizado em 140 caracteres não gera solução", criticou.


A previsão de aumento do PIB para este ano seria apenas um efeito da recuperação cíclica, e é necessário recuperar o investimento para crescer de verdade. Para ele, a taxa de juros é alta e prejudica o crescimento. O problema é o desequilíbrio fiscal. Existem dois caminhos: aumentar de receitas, tributando os mais ricos, ou diminuir as despesas, cortando gastos sociais. Cortar gastos sociais não seria uma solução, afinal existem muitos privilégios. O orçamento anual da UnB, de R$ 1,6 bilhão, equivale ao que o Ministério Público paga de auxílio moradia, e é quatro vezes menor do que o Governo Federal paga pensão para filhas solteiras de militares. "Temos todos os instrumentos para resolver nossos problemas", destacou o ex-ministro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.