Universidade lança edital para projetos que contribuam com trabalhadores em vulnerabilidade. Inscrições até 10 de julho

Superar desigualdade e exclusão a partir de conhecimentos produzidos em parceria com a sociedade é uma das competências da extensão – função essencial da Universidade. Para continuar cumprindo esse papel, a UnB lança o edital do Programa de Extensão em Educação, Trabalho e Integração Social.

O foco da iniciativa está no desenvolvimento de ações e projetos que contribuam com trabalhadores de territórios e de populações em vulnerabilidade social do DF e do Entorno. Atividades nas regiões dos campi da UnB (Ceilândia, Gama e Planaltina) e dos polos de extensão (Cidade Estrutural, Itapoã, Paranoá e São Sebastião) serão priorizadas.

As inscrições vão até 10 de julho. O resultado final será divulgado em 23 de julho. A integração social é parte essencial entre os critérios de avaliação. Articulações com políticas públicas e com segmentos e comunidades diversas serão bem avaliadas. Para participar, os projetos devem estar cadastrados no Sistema de Extensão (Siex) da UnB.

RECURSOS E BOLSAS A iniciativa é resultado de um acordo entre UnB e Ministério Público do Trabalho (MPT) para quitar multas remanescentes de contratos trabalhistas questionados no início da década. A elaboração do edital envolveu seis decanatos: DEX, DAF, DPI, DPG, DEG e DPO.

Seis também são as linhas de atuação definidas para os projetos: Educação Profissional e Trabalho; Saúde e Trabalho; Direitos Humanos e Trabalho; Cultura e Trabalho; Desenvolvimento, Trabalho e Sustentabilidade; e Tecnologias Sociais, Trabalho e Empreendedorismo.

A finalidade é criar oportunidades de aproximação com diferentes segmentos sociais. “Essa diversidade nos permite alcançar parcelas significativas da sociedade, dialogar com as pessoas, trocar conhecimentos”, argumenta a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

Uma das áreas, a de Direitos Humanos e Trabalho, está diretamente relacionada à política construída pelo Conselho de Direitos Humanos da UnB, na esteira da campanha UnB Mais Humana. Assim, haverá oportunidade para que iniciativas já existentes sejam potencializadas.

Para cada linha de atuação, serão selecionados cinco projetos, com até cinco bolsas para estudantes de graduação, além de recursos de custeio, como passagens, diárias, produção de material gráfico e aquisição de materiais.

As bolsas de extensão, no valor de R$ 400, terão validade de 10 meses, de setembro de 2018 a junho de 2019. Cada projeto também receberá até R$ 5 mil pelo mesmo período. O valor total do edital gira em torno de R$ 700 mil.

"Não está nessa conta o valor imaterial de todo o conhecimento envolvido e trocado entre Universidade e sociedade", ressalta a decana de Administração, Maria Lucilia.