De 24 de setembro a 24 de outubro, os selecionados se encontrarão todos os dias na CAL para trabalhar juntos

A Casa da Cultura da América Latina do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (CAL/DEX/UnB) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) divulgaram o resultado final do edital do Programa de Residência Artística Internacional (OCA). Dos 148 inscritos, foram selecionados os seguintes finalistas para a II Residência Artística Internacional OCA da Casa da Cultura da América Latina / CAL / DDC / DEX / UnB:

 

Claudia Ivonne Gutiérrez Marfull – Puente Alto, Chile

Fabián Avila Elizalde – Ciudad de México, México

Iara Freiberg – São Paulo / SP, Brasil

Lucas Dupin Melo – Belo Horizonte / MG, Brasil

Oscar Figueroa Chaves – San Jose, Costa Rica

René Luiz Junior – Natal / RN, Brasil

 

Também foram selecionados como suplentes:

1º suplente – Cleverson Luiz Salvaro – Belo Horizonte / MG, Brasil

2º suplente – Antoine Guerreiro Golay – Rio de Janeiro / RJ, Brasil

3º suplente – Reginald Elysee – Gonaives / Artibonite, Haiti

4º suplente – Isadora Cassiano Gonzaga Cruz – Rio de Janeiro / RJ, Brasil

 

A iniciativa cultural e educativa vai reunir, no Brasil, artistas da América Latina e Caribe para promover troca de experiência e trabalho conjunto, por um mês, em intervenções artísticas que repensem o espaço urbano. A medida visa promover a interação das cidades da região, a partir das artes. O tema de 2018 é “Experiência e cidade na América Latina”, voltado para as diversas linguagens artísticas das artes para repensar e debater espaços urbanos.

 

“A residência artística é uma iniciativa multidisciplinar que desperta a atenção da OEI por fortalecer o conhecimento, a compreensão mútua, a integração e a paz entre os povos ibero-americanos por meio da educação e da cultura”, afirma o diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou.

 

De 24 de setembro a 24 de outubro, os selecionados se encontrarão todos os dias na CAL, em Brasília, para trabalhar juntos. O grupo será acompanhado por curadores, visitará edifícios da capital federal, além de interagir com cidades no entorno de Brasília. Por ser arquitetonicamente planejada, Brasília retrata em seus traços um projeto urbano que busca materializar a arte e também uma visão de futuro – algo que se soma à produção de intervenções com reflexão sobre o tema da OCA.

 

O resultado final está disponível em: http://dex.unb.br/normasepublicacoes/category/147-cal-residencias-para-artistas

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.