Programação traz mais de 600 atividades. Certificação será totalmente digital, por isso, todas as inscrições devem ser feitas pelo Siex

Semana Universitária 2018 está se aproximando. As atividades começam em 24 de setembro. O Decanato de Extensão (DEX) divulgou nesta semana a programação de oficinas, mesas-redondas, palestras, debates e outras ações propostas pelas unidades acadêmicas.

Neste ano, a disposição das informações está organizada por faculdade, centro ou instituto, facilitando a busca do público por áreas de interesse. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema de Extensão (Siex).

Veja abaixo o passo a passo de como efetuar a inscrição. A atividade escolhida para exemplificar as etapas é a exibição do filme Pantera Negra, que acontece na quinta-feira (27), às 10h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Após a sessão, haverá debate entre público e pesquisadores sobre os aspectos socioculturais do continente africano retratados no filme.

Tutorial
Passo 1 - Depois de completar seu cadastro no Siex, acesse o link de inscrições, digite o nome da atividade de interesse e clique em consultar.
Passo 2 - Confira as informações e clique na área de inscrições (CLIQUE AQUI).
Passo 3 - Confira o período, o horário e o local da atividade e confirme. Lembre-se de que não é possível retirar a inscrição.

Clique na imagem para ampliar. Arte: Reprodução

OUTROS DESTAQUES  O Centro de Excelência em Turismo (CET) promoverá curso de coquetelaria na terça-feira (25), às 10h. A comunidade também poderá caminhar pela UnB em uma trilha sensorial pelas árvores do Cerrado (PEQUI-nique). A cada árvore frutífera haverá uma pausa na qual os inscritos receberão informações sobre a espécie e poderão degustar de uma receita relacionada. A atividade será na sexta-feira (28), a partir das 14h, partindo do módulo central do CET.

Desenvolvida pelo Instituto de Letras (IL), a oficina Libras: O idioma que se vê objetiva disponibilizar formação para atendimento e comunicação com pessoas surdas a alunos, funcionários da UnB, e familiares e educadores de pessoas surdas. Acontece de segunda (24) a quinta (27), entre 14h e 16h30, no laboratório 3, módulo 5, do IL.

No espírito do projeto de extensão Politeia, a comunidade poderá participar de uma simulação da Câmara dos Deputados no Instituto de Ciência Política (Ipol). Os inscritos poderão entender o funcionamento de uma comissão, atuando como parlamentares. Acontece na terça (25), a partir das 14h, no auditório do Ipol.

No Gama, a comunidade poderá aprender sobre conceitos básicos de aerodinâmica, propulsão e estrutura de um foguete experimental, e também confeccionar e lançar um minifoguete. O workshop será na quinta (27) e na sexta (28), das 8h às 12h, na sala I5 do prédio UAC da Faculdade do Gama (FGA).

A Biblioteca Central (BCE) oferta atividades acadêmicas, como apresentação das principais normas da ABNT para trabalhos e orientações para a elaboração e preenchimento de currículo Lattes. Também será organizada uma feira livre para trocas e vendas de camisetas, revistas, jogos e livros, além de palestra sobre a evolução das gravações de som e sobre cuidados com discos, fitas e CDs.

Para os amantes da música, o Instituto de Artes (IdA) realizará minicurso de heavy metal para iniciantes. A ideia é apresentar as bandas mais importantes e influentes dos diversos subgêneros do metal. São cerca de 50 artistas. Para cada um, foram selecionadas até seis músicas para análise e discussão. Será realizado de segunda (24) a sexta (28), de 9h às 12h, no auditório do Departamento de Música.

Oficina de defesa pessoal para mulheres é uma das 600 atividades previstas para a Semana Universitária. Foto: Thaíse Torres/Secom UnB

MULHERES  Haverá programação específica para o público feminino. O cine-debate Chega de Fiu Fiu: Mulheres e direito à cidade vai exibir documentário sobre o assédio encarado nas ruas das cidades brasileiras por mulheres com perfis distintos. A exibição será seguida por debate, na terça-feira (25), às 15h, no auditório da FAC.

Uma oficina de defesa pessoal feminina acontece na segunda (24), às 10h, no dojô do Centro Olímpico. Na quinta (27), às 8h, o Instituto de Ciências Exatas (IE) convida as mulheres para aulas de programação para celular. Esse são apenas alguns destaques em meio à vasta programação.

SERVIÇO  Para se inscrever nas atividades da Semana Universitária, o interessado deve se cadastrar no Sistema de Extensão (Siex) da UnB. Se o CPF já estiver cadastrado, basta recuperar a senha – o e-mail pré-cadastrado é o mesmo do MatriculaWeb. Se houver qualquer problema com o login, recomenda-se entrar em contato com a organização pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A partir desta edição, a certificação das atividades será completamente digital. Por isso, só serão permitidas inscrições pelo Siex. Os certificados digitais estarão disponíveis no próprio sistema, desde que a unidade responsável ateste a frequência dos alunos na atividade.