Propostas por diversas unidades da UnB, atividades visam integrar comunidade e ampliar conhecimentos. Evento começa no dia 24

Semana Universitária começa no próximo dia 24. Confira as atividades preparadas para você. Arte: DEX/UnB

Acolher as pessoas e respeitar suas diferenças é um dos muitos papéis da Universidade. Em 2018, a Semana Universitária tem como mote somar ideias, integrar vidas. O evento será realizado entre 24 e 28 de setembro e terá mais de 600 palestras, oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, cinedebates, workshops, exposições e mostras, incluindo a tradicional Mostra de Cursos, a Mostra Pibex e o 24º Congresso de Iniciação Científica da UnB – 15º do Distrito Federal. Além disso, há ainda uma programação especial preparada pelo Decanato de Extensão (DEX).

“Esse é o momento máximo para mostrar aquilo que a universidade faz, e faz muito”, diz a decana de Extensão, Olgamir Amancia, convidando toda a comunidade acadêmica a participar das atividades. “É preciso ocupar e conhecer a UnB. Com esse evento, todos os estudantes, professores e técnicos têm a possibilidade de conhecer inúmeras ações a que normalmente não têm acesso.”

Com o novo formato de submissão de atividades para a Semana Universitária, a programação foi construída de maneira coletiva. Apenas unidades acadêmicas e administrativas puderam apresentar propostas, o que reuniu ideias de estudantes, professores e técnicos. Serão mais 600 atividades em diversos departamentos. A programação de cada unidade pode ser acessada na página do DEX. Programe-se e participe. Saiba como.

O diretor técnico de Extensão do DEX, Alexandre Pilati, destacou o sucesso do edital do Programa Especial de Extensão. “A Universidade é um lugar democrático, plural, no qual várias expressões e vários tipos de produção e difusão do conhecimento se encontram e dialogam”, opina.

>> Veja os principais destaques da programação das unidades para a Semana Universitária 2018

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – A discussão pela universidade democrática pautará a abertura da Semana Universitária. Na segunda-feira (24), a partir das 19h, a filósofa e escritora Marilena Chaui realiza conferência sobre o tema no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). No mesmo dia, pela manhã, ela recebe o título de Doutora Honoris Causa, em cerimônia no auditório do Beijódromo, às 9h30.

A quarta-feira (26) será dedicada à saúde mental, na esteira das atividades do Setembro Amarelo – campanha nacional de prevenção ao suicídio. Durante todo o dia, atividades nos campi integram a comunidade em torno do debate. Às 16h, uma roda de conversa temática acontece em espaço que será preparado ente o ICC Norte e o Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro.

PRAZOS ABERTOS – O DEX também está convocando expositores e atrações musicais para a I Feira Criativa da UnB, que acontecerá na sexta (28), das 11h às 17h. O evento é uma das atividades de encerramento da Semana Universitária e pretende reunir o melhor da produção criativa em arte, música e gastronomia local. Ainda é possível se inscrever como expositor ou para apresentação musical.

O prazo para envio de fotos de projetos, programas e ações de extensão que irão concorrer no I Concurso de Fotografia de Extensão da Semana Universitária ainda está aberto. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (10), pelo e-mail %Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank" rel="noopener noreferrer" style="color: rgb(0, 136, 204); text-decoration: none;">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As regras estão disponíveis no site do DEX. O resultado sai no primeiro dia da Semana Universitária 2018.