Reconhecida pela relevância e originalidade de sua contribuição acadêmica, filósofa permanece na UnB até quarta-feira (26)

Ativista, militante e educadora, a filósofa Marilena Chaui entra para a galeria de doutores Honoris Causa da UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB
Ativista, militante e educadora, filósofa Marilena Chaui entra para a galeria de doutores honoris causa da UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

"Não posso considerar a Filosofia uma profissão entre as outras. Eu penso que quem busca a Filosofia a busca como forma de expressão de sentimentos, desejos, ações, decisões por um modo de vida que é um certo modo de interrogação. É uma relação com a busca pela verdade, justiça e felicidade.”

 

As palavras da filósofa Marilena Chaui registram seu apreço pelo saber filosófico, marca de uma trajetória iniciada ainda na adolescência, com o gosto pela leitura e com a descoberta de que “o pensamento era capaz de pensar sobre si mesmo”. De lá pra cá, ela tem dedicado sua vida a esse “amor pela sabedoria” – significado clássico da palavra filosofia. Hoje, Chaui é reconhecida pela relevância e originalidade de suas obras e contribuição no campo científico.

 

Em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e à sua militância pela educação como instrumento de formação para a cidadania e da cidadania, a Universidade de Brasília concedeu a Marilena Chaui o título de Doutora Honoris Causa. A solenidade de entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira (24), no auditório do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. A cerimônia marcou também a abertura das atividades da Semana Universitária.

 

“Darcy Ribeiro reinventou a universidade brasileira, recriou todo o espaço do ensino superior, com ideias e propostas novas. É uma honra receber esse título nesta Universidade”, compartilhou, emocionada, a filósofa. Sobre a importância da condecoração, Chaui acredita que “tudo que venha da universidade como reconhecimento do trabalho de seus membros é sempre bem-vindo”.

 

As homenagens à filósofa ganharam emoção nas palavras do amigo Homero Santiago, professor de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). “O que honramos é, acima de tudo, a obra de pensamento de Marilena; a presença do pensamento, do ensino, do exemplo. Pois estamos todos certos de que, na frequência de sua obra, ainda temos muito a aprender”, expressou Santiago.

 

Após entregar a honraria à pensadora, a reitora Márcia Abrahão garantiu que é motivo de orgulho ter Chaui com integrante do quadro de Honoris Causa da UnB. A reitora se disse emocionada pela oportunidade de conceder o título à filósofa, que foi a patrona de sua turma de graduação. “Passados 32 anos, a senhora continua inspirando a todos nós. É um reconhecimento merecido de sua história, obra e exemplo”, expressou. 

Solenidade marcou a abertura da Semana Universitária. Fonte: Raquel Aviani/Secom UnB
Solenidade marcou a abertura da Semana Universitária. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A Doutora Honoris Causa permanece na UnB para o colóquio Marilena Chaui – o trabalho e a obra: história e engajamento filosófico político, que acontece até quarta-feira (26). A abertura do colóquio é nesta segunda-feira (24), às 19h, no auditório da ADUnB, com a conferência Por uma universidade democrática. Ao longo da semana, o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior.

 

SEMANA UNIVERSITÁRIA – A solenidade de outorga de título foi antecedida pela abertura da Semana Universitária. Olgamir Amancia, decana de Extensão, lembrou que a semana é orquestrada “a partir de uma construção mais coletiva e democrática, já que foi construída pelas unidades acadêmicas e administrativas". A decana destaca que a semana conta com mais de 640 ações, pensadas sobre o tripé indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

"A semana é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica e a sociedade saibam o que a Universidade tem feito em termos de formação. Não é formação fragmentada, mas integrada, articulando pesquisa, ensino e extensão; articulando comunidade interna com a sociedade em geral."

 

O vice-reitor Enrique Huelva considerou que a semana é uma oportunidade para a instituição dialogar com a sociedade, "mostrando sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do país". Huelva ressaltou o potencial das atividades para integrar as unidades acadêmicas e promover o diálogo entre diferentes áreas e membros de diferentes cursos.

 

>> Confira a programação da Semana Universitária

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.