Cine-debate sobre assédio em espaços públicos é uma entre diversas atividades da Semana Universitária voltadas ao público feminino

Auditório da Faculdade de Comunicação sediou o cine-debate sobre o documentário Chega de Fiu Fiu, na Semana Universitária. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Entre as centenas de atividades da Semana Universitária, dezenas são voltadas para discussões de gênero. Nesta terça-feira (25), o coletivo Roda das Minas promoveu cine-debate sobre o documentário Chega de Fiu Fiu, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. O filme foi lançado em maio de 2018 e gira em torno da rotina de três mulheres, que questionam se a cidade foi feita para elas. Relatos e câmeras escondidas mostram a realidade de assédio sofrido pelas personagens.

“Assistindo o filme eu queria gritar, chorar, vomitar, queria abraçar todas aquelas mulheres. Eu sei como é”, expressou Juliana Arruda, estudante de Administração. A Roda das Minas surgiu em 2015, de um grupo de mulheres do curso de Gestão de Políticas Públicas da UnB, que sentiam a necessidade de poder falar sobre questões de gênero em um espaço predominantemente masculino. 

As rodas de conversa costumam ser restritas apenas a mulheres, por conta dos temas sensíveis, mas o evento da Semana Universitária foi aberto para homens. “Nosso propósito é ampliar as discussões de gênero”, explica Jéssica Rocha, ex-aluna da UnB e integrante do coletivo. “A Semana Universitária é um espaço para levar reflexões nossas até os homens. É o momento de abrir o debate para toda a comunidade.”

Após a exibição do documentário, a professora Maria Eugênia Cireno, de Gestão de Políticas Públicas, concluiu que, de fato, a cidade não é feita para as mulheres. “Por isso elas têm medo de circular e os homens se sentem seguros para cometer assédios. Isso é consequência de uma educação machista”, analisa.

A estudante Letícia Braga lembrou que o engajamento masculino é importante para superar a cultura do machismo. Foto: André Gomes/Secom UnB

Integrante do coletivo, a estudante Letícia Braga ressaltou o papel do público masculino nas ações para mudança deste cenário. Ela lembrou que, por meio de diálogos entre amigos, por exemplo, cada indivíduo pode rechaçar a perpetuação de atitudes machistas.

Tema correlato, a sanção da lei federal que criminaliza práticas de importunação sexual foi comemorada durante o evento. A norma publicada nesta segunda-feira (24) tipifica a prática de atos libidinosos sem o consentimento da vítima e terá impacto no combate a assédios cometidos em transporte público, por exemplo.

SOBRE  O documentário Chega de Fiu Fiu surgiu de uma campanha da ONG Think Olga contra assédio sexual em espaços públicos. Como parte da campanha, a organização realizou uma pesquisa com quase 8 mil participantes, das quais 99,6% confirmaram já ter sido assediadas. A maior parte desses assédios ocorreu em ruas ou transporte público. Um dos resultados da pesquisa mostra que, entre os maiores motivos para não responder ao assédio, está o medo. 

Com a visibilidade da campanha, a Think Olga lançou um mapa interativo de locais em que ocorrem mais casos de assédio, com objetivo de tornar as cidades mais seguras para mulheres.

Durante a Semana Universitária, diversas atividades voltadas ao público feminino estão sendo realizadas, como as oficinas de defesa pessoal e de promotoras legais populares e o cine-debate sobre aleitamento materno, com o documentário De Peito Aberto, lançado em agosto de 2018. Confira algumas ações que a UnB oferece até o final da semana:

Oficina Meninas, venham construir seu app para celular!
Quinta-feira (27), às 8h, no Laboratório de Informática 2, na Escola de Informática, subsolo do ICC

Oficina de Arduíno para Meninas
Quinta-feira (27), às 8h, no Laboratório de Informática 4, na Escola de Informática, subsolo do ICC

Lançamento do livro Lutadoras: histórias de mulheres que fizeram história
Quinta-feira (27), às 14h30, no auditório do Ceam

Palestra A importância da mulher na computação
Quinta-feira (27), às 14h, no auditório do prédio CIC/EST

Minicurso O atendimento às mulheres em situação de violência
Quinta-feira (27) e sexta-feira (28), às 8h, no auditório do Ceam

Exposição Mulheres trabalhadoras do Restaurante Universitário
Até quinta (27), na Tenda da Diversidade, instalada perto da Maloca

Roda de Conversa Mulheres e os desafios enfrentados na engenharia
Sexta-feira (28), às 9h, na sala I9, prédio UAC, Faculdade do Gama

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.