Cine-debate sobre assédio em espaços públicos é uma entre diversas atividades da Semana Universitária voltadas ao público feminino

Auditório da Faculdade de Comunicação sediou o cine-debate sobre o documentário Chega de Fiu Fiu, na Semana Universitária. Foto: André Gomes/Secom UnB

Entre as centenas de atividades da Semana Universitária, dezenas são voltadas para discussões de gênero. Nesta terça-feira (25), o coletivo Roda das Minas promoveu cine-debate sobre o documentário Chega de Fiu Fiu, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. O filme foi lançado em maio de 2018 e gira em torno da rotina de três mulheres, que questionam se a cidade foi feita para elas. Relatos e câmeras escondidas mostram a realidade de assédio sofrido pelas personagens.

“Assistindo o filme eu queria gritar, chorar, vomitar, queria abraçar todas aquelas mulheres. Eu sei como é”, expressou Juliana Arruda, estudante de Administração. A Roda das Minas surgiu em 2015, de um grupo de mulheres do curso de Gestão de Políticas Públicas da UnB, que sentiam a necessidade de poder falar sobre questões de gênero em um espaço predominantemente masculino.

As rodas de conversa costumam ser restritas apenas a mulheres, por conta dos temas sensíveis, mas o evento da Semana Universitária foi aberto para homens. “Nosso propósito é ampliar as discussões de gênero”, explica Jéssica Rocha, ex-aluna da UnB e integrante do coletivo. “A Semana Universitária é um espaço para levar reflexões nossas até os homens. É o momento de abrir o debate para toda a comunidade.”

Após a exibição do documentário, a professora Maria Eugênia Cireno, de Gestão de Políticas Públicas, concluiu que, de fato, a cidade não é feita para as mulheres. “Por isso elas têm medo de circular e os homens se sentem seguros para cometer assédios. Isso é consequência de uma educação machista”, analisa.

A estudante Letícia Braga lembrou que o engajamento masculino é importante para superar a cultura do machismo. Foto: André Gomes/Secom UnB

Integrante do coletivo, a estudante Letícia Braga ressaltou o papel do público masculino nas ações para mudança deste cenário. Ela lembrou que, por meio de diálogos entre amigos, por exemplo, cada indivíduo pode rechaçar a perpetuação de atitudes machistas.

Tema correlato, a sanção da lei federal que criminaliza práticas de importunação sexual foi comemorada durante o evento. A norma publicada nesta segunda-feira (24) tipifica a prática de atos libidinosos sem o consentimento da vítima e terá impacto no combate a assédios cometidos em transporte público, por exemplo.

SOBRE  O documentário Chega de Fiu Fiu surgiu de uma campanha da ONG Think Olga contra assédio sexual em espaços públicos. Como parte da campanha, a organização realizou uma pesquisa com quase 8 mil participantes, das quais 99,6% confirmaram já ter sido assediadas. A maior parte desses assédios ocorreu em ruas ou transporte público. Um dos resultados da pesquisa mostra que, entre os maiores motivos para não responder ao assédio, está o medo.

Com a visibilidade da campanha, a Think Olga lançou um mapa interativo de locais em que ocorrem mais casos de assédio, com objetivo de tornar as cidades mais seguras para mulheres.

Durante a Semana Universitária, diversas atividades voltadas ao público feminino estão sendo realizadas, como as oficinas de defesa pessoal e de promotoras legais populares e o cine-debate sobre aleitamento materno, com o documentário De Peito Aberto, lançado em agosto de 2018. Confira algumas ações que a UnB oferece até o final da semana:

Oficina Meninas, venham construir seu app para celular!
Quinta-feira (27), às 8h, no Laboratório de Informática 2, na Escola de Informática, subsolo do ICC

Oficina de Arduíno para Meninas
Quinta-feira (27), às 8h, no Laboratório de Informática 4, na Escola de Informática, subsolo do ICC

Lançamento do livro Lutadoras: histórias de mulheres que fizeram história