A partir do dia 14 de maio, projetos voltados a tecnologias e negócios rurais serão apresentados na Feira Internacional dos Cerrados

Integrantes da empresa junior Matriz apresentaram inovações em energia em 2018, como o painel fotovoltaico de baixo custo, feito com garrafas PET. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Entre os dias 14 e 18 de maio, a Universidade de Brasília apresenta ações de extensão na 12ª edição da AgroBrasília– Feira Internacional dos Cerrados, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado à margem do Km 5 da BR-251, sentido Brasília-Unaí. A feira apresenta tecnologias e negócios voltados a empreendedores rurais de pequeno e grande porte.

A presença da Universidade no evento reforça a importância da interação entre academia e sociedade para a formação dos estudantes. Em 2018, a UnB também participou da AgroBrasília, com dez projetos de extensão mostrando tecnologias para pequenos e grandes produtores. 

Neste ano, a UnB apresentará projetos sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, com oficinas sobre extratos vegetais no manejo de práticas agrícolas e compostagem e adubação em sistemas orgânicos de cultivo.

Haverá também uma conversa sobre contabilidade e gestão de riscos na agropecuária, com dicas sobre volatilidade de preços dos vinte principais produtos negociados pela Ceasa-DF e seus custos de produção.

Criadores de animais poderão aprender mais sobre técnicas de produção de ovinos em pastejo, alternativas de suinocultura sustentável para agricultura familiar e conhecer mais sobre o trabalho do Hospital Veterinário de Grandes Animais (HVetão) da UnB, com demonstração dos procedimentos e atendimentos realizados na unidade.

O estande da Universidade também contará com oficinas, como a de produção de sabão e vela, do projeto Biogama, além da participação das empresas juniores Resultagro, da Faculdade de Planaltina (FUP), e Cráton, da Geologia. A Cráton falará sobre a importância de contar com serviços de geólogos profissionais e sobre o potencial de propriedades para a exploração mineral.

>> Confira a programação completa

O Decanato de Extensão (DEX) disponibilizará transporte diário do campus Darcy Ribeiro até a AgroBrasília. De terça (14) a sábado (18), com saída da Reitoria às 8h e retorno às 17h. O transporte é sujeito a lotação e com prioridade para extensionistas participantes do evento.

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.