A partir de 17 de dezembro, a exposição “Mamulengo, patrimônio brasileiro” pode ser visitada na galeria CAL

Twitter 1

 

Caracterizado por apresentações teatrais divertidas, cheias de humor, o Mamulengo é uma forma de expressão popular protagonizada por bonecos, tipo fantoches, muito comum no Nordeste brasileiro. A partir de 17 de dezembro, os amantes e curiosos dessa “animação” podem conhecer, na galeria CAL, a exposição “Mamulengo, patrimônio brasileiro”, com curadoria de Maria Villar e Thiago Francisco.

 

Capitaneada pelo Mamulengo Fuzuê, criado pelo brincante Thiago Francisco, a exposição vai reproduzir toda a tradição e encantamento desse legado deixado no Brasil pelos portugueses, mostrando a sutileza do Brincar como forma de expressão cultural por meio desse “brinquedo popular”, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

 

Palhaços, preto velho, bumba meu boi, bonecas de dança, bonecos gigantes e burrinhas, e outros personagens-tipo, os que se exibem dentro e fora da Tolda (estrutura desmontável com um pano por cima e, geralmente, com cobertura e boca de cena, fixando o foco nos bonecos ali revelados) vão colorir o ambiente mostrando toda a força dessa “brincadeira” que, segundo o saudoso bonequeiro Mestre Ginu, “surgiu nas senzalas, onde o povo negro escravizado se reinventava para contar histórias de libertação, a partir de bonecos esculpidos em madeira”.

 

“A mostra rememora o brincar e pretende mostrar a sutileza dos bonecos e bonecas de pano e dos brinquedos de feira, objetos também presentes em ‘brincadeiras¹ de Mamulengo. Expõe ainda parte de saberes e fazeres dessa forma de expressão popular e algumas etapas da confecção dos bonecos, bem como as ferramentas e materiais utilizados nessa feitura”, revela Maria Villar.

 

Fazem parte da exposição os grupos e bonequeiros: Carroça de Mamulengos, Mamulengo Presepada, Mamulengo Gratidão, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Sem Fronteiras, Mamulengo Saruê, Mamulengo Mulungu, Mamulengo Alegria, Casa Moringa, Miltinho Alves, Pilombetagem, Circo Boneco e Riso, Tetê Alcândida, Lengo Tengo e Carneiro Voador.

 

A mostra também vai homenagear os brincantes e mestres que mantêm viva essa forma de expressão artística reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro, representados por estandartes que celebram um mestre dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande Norte e Distrito Federal - estados participativos da pesquisa para o Registro do bem cultural junto ao Iphan.

 

Serviço

Exposição Mamulengo, patrimônio brasileiro

Local: galeria CAL, da Casa da Cultura da América Latina da UnB/SCS Quadra 4, Edifício Anápolis

Abertura: dia 17 de dezembro (terça-feira), às 19h

Visitação: 18 de dezembro a 31 de janeiro de 2020, segunda a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados: agendamento pelo telefone 61 3107.7963

Contato: Maria Villar/61 981549977/mariaovq@gmail.

Entrada franca

Classificação: livre

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.