Técnicos e docentes estão convidados a participar do lançamento do projeto institucional, nesta sexta (31), no pátio do térreo da Reitoria

Evento é pensado para integrar servidores e contribuir para a qualidade de vida no trabalho. Arte: DAC/UnB

 

Palco de trâmites e decisões burocráticas da Universidade de Brasília, o prédio da Reitoria terá, nesta sexta (31), seu momento de arte e leveza. Às 13h, o pátio no térreo do edifício recebe a primeira edição do projeto Pontos & Encontros. Promovido pelos decanatos de Assuntos Comunitários (DAC) e de Extensão (DEX) e pelo Cerimonial (Ceri), o sarau com músicas e poesias tem como proposta principal integrar servidores, docentes e técnico-administrativos, contribuindo para o bom clima organizacional.

 

A organização veio a pedido da reitora Márcia Abrahão. Na programação do evento de lançamento estão confirmadas as presenças do saxofonista Alex Freitas, servidor lotado na Diretoria Técnica de Extensão do DEX, do poeta e professor de Literatura Alexandre Pilati e da técnica do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) Lizie Câmara, que apresenta canções em voz e violão. Coordenadora de Planejamento e Alocação de Pessoas, Lizie elogia a iniciativa.

 

“Considero importante uma oportunidade de encontro como essa. Além de nos tirar um pouco da rotina, nos dá possibilidade de empregar um hobby para tornar o ambiente de trabalho mais agradável”, avalia. Ela antecipa que o repertório trará músicas de carnaval.

 

O sarau é aberto ao público, com ênfase nos trabalhadores da Reitoria, que podem confraternizar no intervalo de almoço. A duração prevista do evento é de uma hora. Uma das idealizadoras do projeto Pontos & Encontros, a psicóloga escolar Marina Machado, da Coordenação de Organizações Comunitárias (COC/DAC), explica como a atenção à qualidade de vida no trabalho é um ponto de atenção da atividade.

 

“Com a adesão da UnB à rede de universidade promotoras de saúde, todos os projetos desenvolvidos pela instituição procuram o bem-estar do público interno. O isolamento é uma das prerrogativas de adoecimentos psíquicos, por outro lado, a saúde, o lazer e a criatividade são benefícios proporcionados pela iniciativa”, compartilha.

 

RENOVAÇÃO – A realização de atividades culturais no espaço do térreo da Reitoria já aconteceu em momentos anteriores. Entretanto, a baixa adesão do público repercutiu na redução de artistas dispostos a compartilhar talentos, minando a continuidade das atrações. 

Equipe dos setores envolvidos na organização do projeto posou no local onde acontecerá o sarau. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Para evitar que isso aconteça, a equipe do Pontos & Encontros produziu um formulário para estruturar o projeto, alinhando a manifestação de interesse dos servidores às atividades propostas e criando um banco de talentos. 

 

Além de disponibilizado on-line, o documento será distribuído aos participantes que forem ao evento desta sexta (31). Tão importante quanto estar lá, é cooperar para que a ação se fortaleça. A previsão é de que as respostas subsidiem uma programação consolidada, a ser divulgada em março.

 

Para edições futuras, os setores envolvidos planejam acrescentar à lista de atividades práticas desportivas, oficinas e exposições baseadas em temas apontados pelos potenciais participantes.

 

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.