Submissão de proposta para evento que será realizado de 12 a 16 de maio de 2020 pode ser feita até 15/03

O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) lançou esta semana edital de apoio para a participação de programas e projetos de extensão na Agrobrasília, Feira Internacional dos Cerrados, que acontece de 12 a 16 de maio de 2020, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado à margem do Km 5 da BR-251, sentido Brasília-Unaí. A presença da Universidade no evento reforça a importância da interação entre academia e sociedade para a formação dos estudantes.

As inscrições podem ser feitas até 15 de março. Serão selecionadas até 10 (dez) propostas que envolvam projetos ou programas de extensão com atividades nas áreas de Agronegócio, Agricultura Familiar e Gestão, Inovação e Sustentabilidade.

Cada uma das propostas selecionadas será contemplada com uma (1) bolsa de extensão, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), pelo período de quatro (4) meses. Os bolsistas deverão ser selecionados por meio de chamada pública realizada pela coordenação do projeto, e podem receber até 4 (quatro) créditos de extensão em seu histórico escolar.

As propostas deverão ser encaminhadas exclusivamente via Internet por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a unidade Decanato de Extensão/Diretoria de Integração Social e Desenvolvimento Regional (DEX/DDIR).

>> Veja o Edital completo

Última edição

Em 2019, a UnB apresentou conhecimentos, tecnologias e alternativas para a produção agropecuária, gerados a partir da pesquisa e da extensão acadêmica para os mais de 120 mil visitantes que passaram pela feira.

Entre os dez projetos que representaram a UnB no evento, havia duas empresas juniores, Cráton, da Geologia, e Resultagro, de Gestão do Agronegócio da Faculdade de Planaltina (FUP).

Pra auxiliar produtores rurais, o projeto Contabilidade e gestão de risco na agropecuária demonstrou uma ferramenta autoral que fornece histórico de preços, análise de custos, margem de lucro e relação entre risco e retorno de diversos produtos agropecuários.

Preocupada com o bem-estar dos animais na criação de suínos para consumo, a professora Luci Murata, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) concebeu uma alternativa. Voltada para pequenos e médios produtores, a criação ao ar livre possibilita melhorar a qualidade dos produtos, do trabalho dos funcionários e reduzir o uso de medicamentos.

Datas importantes

Abertura da submissão de propostas: 06/03/2020