20ª edição do evento será realizada entre 21 e 25 de setembro

arte cabeçalho joomla

O Decanato de Extensão divulgou, nesta terça (10), o edital do Programa Especial Semana Universitária, edição 2020. O objetivo é apoiar a participação das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade de Brasília (UnB) a participarem da 20ª edição da Semuni, que será realizada entre 21 e 25 de setembro.

Com o slogan 20 anos de conexões, relacionado às comemorações dos 60 anos de Brasília e dos 20 anos da Semana Universitária e à celebração das conexões entre a UnB e o Distrito Federal, o tema da Semuni está em convergência com a campanha institucional do ano de 2020: “UnB no coração de Brasília”.

Como na edição passada, cada unidade apresentará suas propostas por meio de um projeto único, coordenado pelo coordenador de extensão. O colegiado de extensão fica responsável pela recepção e seleção das propostas apresentadas por professores, estudantes e servidores.

As propostas deverão ser cadastradas no novo sistema utilizado pelo DEX, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), módulo Extensão, disponível em https://sig.unb.br/sigaa.

A Semuni 2020 será o primeiro teste do novo sistema de extensão, que substitui o Siex. O DEX fará um movimento de formação de professores, com oficinas de cadastramento, entre outras funcionalidades, além de formações específicas para coordenadores de graduação e avaliadores de extensão. Está em desenvolvimento também um manual, junto ao CPD/UnB.

A Unidade deve viabilizar a participação de estudantes da educação básica, preferencialmente da rede pública, em, pelo menos, uma das atividades que compõem o Projeto da Semana Universitária 2020.

Recursos e bolsistas – Para apoiar as ações de extensão propostas pelas unidades, o DEX disponibilizará recursos por meio de bolsas e custeio. Cada projeto receberá entre uma e três bolsas de extensão, dependendo da quantidade de ações institucionalizadas no Sistema de Extensão ao longo de 2019, incluindo a Semana Universitária 2019.

A seleção de bolsistas que atuarão no planejamento, organização, execução e difusão das atividades da Semuni será realizada pelo DEX por meio de chamada pública. Os estudantes interessados podem se inscrever até 22 de março. Os bolsistas serão apresentados às unidades acadêmicas no dia 6 de abril, depois de passarem por um treinamento do SIGAA – módulo de extensão.

As unidades também serão contempladas com recursos de custeio entre três mil e sete mil reais, também dependendo do número de ações de extensão institucionalizadas no Siex em 2019.

Datas importantes

Prazo máximo de envio da proposta única da Unidade pelo SIGAA: 05/06/2020