Inscrições de projetos aprovados no SIEX podem ser feitas até 24 de abril

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou, no início do mês, o Edital 02/2020, com objetivo de apoiar ações de extensão em territórios e populações em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal e RIDE.

Serão selecionados projetos de extensão voltados para a promoção à saúde, ao desenvolvimento econômico regional, à integração social e à valorização da cultura e dos direitos humanos.

“O momento atual nos mostra que, cada vez mais, é preciso reconhecer a importância do apoio à ciência em busca da preservação e da melhoria da saúde e da qualidade de vida da população mundial. Não há como atingirmos esse objetivo sem a valorização das áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)”, destaca o diretor-presidente da FAPDF, Alessandro Dantas.

Olgamir Amancia, decana de extensão da UnB, ressalta o ineditismo da iniciativa. “Servirá de exemplo para outras FAPs Brasil afora. Em geral, as FAPs se voltam estritamente para a pesquisa, perdendo de vista a potencialidade da extensão como mediadora dos processos de investigação e aprendizagem. A FAPDF ousa e faz um movimento inverso, que favorecerá a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Ganha a educação, ganha a sociedade”, comemora.

Inscrições – As inscrições para o edital no valor total de R$ 3 milhões estão abertas até 24 de abril, e o apoio financeiro a cada projeto pode chegar a R$ 45 mil.

Projetos institucionalizados da Universidade de Brasília (UnB) podem participar, desde que estejam aprovados no Sistema de Extensão (SIEX). Com a suspensão de atividades presenciais na Universidade, os projetos podem ser aprovados com ad referendum do coordenador de extensão e da Decana de Extensão após conferência técnica da equipe da DTE.

As propostas devem ser encaminhadas à FAPDF por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SigFAP (acesse aqui).

De acordo com as regras do edital, os projetos selecionados devem prestar contas, e também serão monitorados por meio visitas técnicas.

Veja o edital completo: http://www.fap.df.gov.br/editais-fapdf-2020/

Datas importantes