Em sintonia com museus de todo o mundo, espaço de arte contemporânea da UnB lançou, nesta semana, série de atividades digitais

Projeto Casa Niemeyer Digital – Ações Educativas busca a difusão da pesquisa sobre artes visuais e humanidades desenvolvida na UnB. Foto: Priscila Olegário/Instagram

 

Com os museus fechados devido às ações de combate à Covid-19, os espaços digitais tornaram-se importantes ferramentas para manter vivas as exposições e os espaços de debate e construção de conhecimento coletivo sobre arte. Pensando nisso, a Casa Niemeyer, espaço de arte contemporânea da Universidade de Brasília, lançou nesta semana uma série de atividades digitais para, em sintonia com museus de todo o mundo, desenvolver ações educativas associadas à sua atual exposição Triangular: arte deste século.

 

Ao propor o projeto Casa Niemeyer Digital – Ações Educativas, busca-se a difusão da pesquisa sobre artes visuais e humanidades desenvolvida na UnB. Para além disso, o projeto apresenta ainda caráter formador para a equipe de estudantes de Teoria, Crítica e História da Arte envolvida. Uma das principais facetas das ações propostas é a interação, com o objetivo de gerar aproximação entre artistas, pesquisadores, estudantes e o público em geral promovendo debates atuais e acessíveis.

 

Para promover essa aproximação, e ainda tornar o espaço digital um lugar de criação autônomo em relação ao espaço físico, uma das principais ações da Casa Niemeyer Digital é a #OcupaçãoTriangular. Semanalmente, um dos/as artistas da mostra Triangular ocupa o Instagram da Casa Niemeyer por 24h. Durante a ocupação, artistas vêm trazendo questões atuais para arte contemporânea, apresentando seus trabalhos e de outros/as artistas e interagindo com o público. Já foram realizadas dez ocupações, todas ainda disponíveis no perfil da Casa Niemeyer no Instagram.

 

Outro foco de produção são as ações propriamente educativas, em vídeos curtos, artistas, pesquisadores e acadêmicos respondem perguntas do público da Casa sobre arte, curadoria, coleções e museus. Trata-se de uma forma da Casa conhecer melhor as necessidades daqueles que gostam ou têm curiosidade sobre arte contemporânea. Outras ações educativas são pautadas na produção de textos críticos e reflexivos sobre as obras que fazem parte da exposição Triangular. O educativo também propõe atividades para crianças, uma ótima forma de entreter os pequenos durante o período de isolamento. A equipe da Casa Niemeyer também está trabalhando na ativação de ações de acessibilidade e inclusão, com a produção de conteúdos em libras e audiodescrições.

 

Uma das curadoras da mostra Triangular e professora da UnB, Ana Avelar destaca que essas são apenas as primeiras ações, a expectativa é de que novas propostas surjam durante o processo. "Por ser um museu universitário, a Casa Niemeyer é um espaço laboratório, que possibilita que os alunos e alunas da Universidade e a comunidade criem e experimentem novas alternativas. Todos os museus do mundo estão passando por esse desafio de repensar os seus espaços digitais, por isso, é importante que alunos e alunas, profissionais em formação, também tenham oportunidade de pensar, atuar e produzir a partir dos novos desafios".

Casa Niemeyer iniciou parceria com o Laboratório de Inteligência de Redes da FCI/UnB. Foto: Samara Correia/Instagram Casa Niemeyer

 

Gisele Lima, cocuradora, também comenta. "Além da adequação a essa nova realidade que estamos vivendo, as iniciativas e atividades online permitem que a mostra e o projeto como um todo tenha proporções e alcances ainda maiores. Uma vez que não existe a limitação espacial ou de deslocamento para que o público tenha acesso ao seu conteúdo, que agora, pode ser acessado de qualquer estado ou país", ressalta.

 

ARTE DESTE SÉCULO – Aberta em dezembro, na Casa Niemeyer, a mostra Triangular: arte deste século – Aquisições recentes para o acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, com curadoria da Ana Avelar e Gisele Lima, reúne obras de mais de cem artistas de todo o país e celebra as novas aquisições de arte contemporânea da UnB.

 

Nomes importantes da arte contemporânea no Brasil como Barbara Wagner (DF/PE), Gê Orthof e Ralph Gehre (DF), Bené Fonteles (PA), Guerreiro do Divino Amor (RJ), Lenora de Barros (SP), Delson Uchôa (AL), Denilson Baniwa (RJ), Jaider Esbell (RR), Dalton Paula e Grupo Empreza (GO), além de novas obras de Paulo Nazareth (MG) e Thiago Martins de Mello (MA), estão ao lado de jovens talentos de Brasília, como Cecilia Lima, João Trevisan, Rômulo Barros e Fernanda Azou.

  

Prevista para durar até agosto de 2020, a Triangular teria novas aberturas durante o ano, com a apresentação de novas obras doadas para a UnB. Essas aberturas agora serão realizadas digitalmente. A programação será divulgada em breve e contará com a participação de artistas, a promoção de debates e a apresentação das mais recentes aquisições da coleção Triangular.

 

>> Mostra premiada movimenta Casa Niemeyer

 

PARCERIAS – Para otimizar as ações digitais, a equipe da Casa Niemeyer iniciou parceria com o Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB), que desenvolve projetos de pesquisa e inovação em áreas ligadas a informações culturais e científicas, acervos digitais em rede e redes sociais.

 

O laboratório é responsável pelo projeto Tainacan, software livre para gestão de acervos digitais baseado em WordPress e fomento a redes de instituições de memória na difusão, digitalização e organização de acervos digitais em rede.

 

O acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília – CAL/UnB, disponibilizado no ano passado virtualmente utiliza a tecnologia do projeto Tainacan. No acervo digital é possível acessar as coleções da CAL/UnB, incluindo parte das obras que fazem parte da exposição Triangular. Além de imagens, o site traz informações gerais sobre obras e artistas.

 

Serviço - Casa Niemeyer Digital

Instagram: @casaniemeyer

Twitter: @CasaNiemeyer

Facebook: www.facebook.com/unb.casaniemeyer/

Acervo Online: http://www.acervocal.unb.br/

 

Leia mais:

>> UnBTV faz resgate histórico e apresenta principais aspectos da gripe espanhola

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Exposição virtual destaca reflexões acerca do impacto da Covid-19 na vida das pessoas

>> Projeto da UnB desenvolve software para o uso de câmera térmica no combate à Covid-19 

>> ProIC cria Banco de Talentos para conectar professores e estudantes interessados em iniciação científica

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisadores farão análise do esgoto para estimar disseminação do SARS-CoV2 em diferentes regiões do DF

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.