Extensão universitária busca aproximação com a comunidade por meio de lives, vídeos e webconferências

capa unbpvc

 

Mesmo com isolamento social, o objetivo da Extensão da Universidade de Brasília é aproximar comunidade e UnB. Por isso, a quinta edição do projeto UnB Perto de Você, na sexta-feira, 5 de junho, será totalmente online.

 

Normalmente, o UnB Perto de Você propõe visitas a espaços públicos do DF e Entorno para divulgar a excelência e o compromisso social da Universidade, aproximando o público da instituição.

 

A primeira edição oficial da iniciativa, por exemplo, reuniu exposições, rodas de conversa, atendimentos e outros serviços na zona central de Brasília, no Conic. A segunda edição aconteceu no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

 

Em comemoração ao aniversário de 160 anos de Planaltina, dezesseis projetos de extensão da Universidade de Brasília participaram da terceira edição. A quarta edição, e última presencial até o momento, aconteceu em outubro no Parque da Cidade. 

 

“Nesse projeto procuramos levar uma amostra daquilo que nós fazemos no cotidiano da Universidade, na área do ensino, pesquisa e extensão, inovação”, explica Olgamir Amancia, Decana de Extensão da UnB. “Estivemos em parques, praças, escolas, e fomos muito bem recebidos. A Universidade foi muito bem acolhida pela comunidade em geral”.

 

“Mesmo agora, em condições de isolamento social, nós resolvemos que não podemos manter um projeto com essa importância paralisado”, afirma a decana.

 

Além da programação de sexta-feira, a extensão da UnB apresentará no dia 09 de junho, terça-feira, de 09 às 11h, Webinário sobre o papel e os desafios da extensão universitária na construção de soluções para o enfrentamento das diversas crises instaladas pela pandemia da COVID-19. O evento será transmitido pelo canal da UnBTV no Youtube.

 

O Webinário faz parte da programação da Marcha Virtual pela Vida, manifestação em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação. A marcha é organizada pela Frente pela Vida, movimento conduzido por diversas entidades, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

Programação – A programação se inicia com a transmissão de um vídeo apresentando o evento e a importância da extensão nesse contexto de pandemia e isolamento social. Ao longo do dia, o DEX vai  divulgar ações desenvolvidas por  projetos de extensão –  lives, videoconferências e vídeos. 

 

O evento vai contar com a cerimônia de premiação dos três projeto vencedores do Hackathon FGA-UnB 2020. Um site responsivo que permite aos usuários informar sobre eventos e ocorrências relacionados à pandemia da Covid-19 no Distrito Federal, um aplicativo que facilita a comunicação entre os envolvidos em ações de solidariedade e outro para auxiliar os pequenos agricultores na divulgação de seus produtos. 

 

Cada projeto receberá um prêmio no valor de R$ 1.200 e a ideia é que tenham continuidade por meio da extensão universitária. A transmissão começa às 10h, e será feita pelo canal do Hackathon no Youtube. 

 

O sub-comitê acadêmico do Plano de Contingência da Covid-19 na UnB vai apresentar para a comunidade acadêmica e externa ações de extensão desenvolvidas no período de isolamento social, das 11h às 11h30, através da plataforma Teams Microsoft. 

 

O UnB Perto de Você também contará com live, às 14h, do Programa Especial Extensão e Comunicação em Rede, que produz diversos vídeos durante o isolamento social sobre temas como o que fazer na quarentena e por quais fontes se informar. 

 

Para quem quer ajudar pessoas durante a pandemia, o Projeto Doarti apresenta o Webinário "Desenvolvendo projetos colaborativos em tempos de isolamento social", às 16h pela plataforma Google Meet. O projeto desenvolveu um aplicativo que facilita doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene, e de roupas novas ou usadas para entidades filantrópicas. 

 

Confira a programação completa: 

 

Abertura

Atividade: Decana de Extensão Olgamir Amancia apresenta o UnB Perto de Você e alguns projetos que participam do evento

Horário: 9h30

Acesso: Youtube do DEX

 

Ações de Extensão do sub-comitê Acadêmico do Plano de Contingência da COVID-19 na UnB

 

Atividade: Apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas nesse período do isolamento social.

Horário: 11h às 11h30 

Acesso: Plataforma Teams Microsoft

 

Hackathon FGA-UnB 2020

 

Atividade: Cerimônia de premiação dos projetos vencedores da disputa tecnológica promovida pela Faculdade UnB Gama - FGA/UnB.

Horário: Início às 10h

Acesso: Canal do YouTube: Maratona UnB - FGA 

Conheça o projeto: @hackathonunbfga2020

 

Vigilância sanitária e orientações de medida de higiene

 

Atividade: Mesa redonda com três professoras participantes da ação, abordando aspectos sanitários, aspectos técnicos de elaboração e controle e orientações ao público em geral.

Horário: Início às 10h30

Acesso: Plataforma Teams Microsoft

 

Programa Especial Extensão e Comunicação em Rede

 

Atividade: Live será realizada para apresentação do programa, dos desafios encontrados na construção dos vídeos e da perspectiva dos integrantes sobre a importância desta ação no contexto da pandemia e isolamento social. 

Horário: Início às 14h
Acesso: @extensaoemrede_unb

Mais informações: Canal no Youtube

 

 

Transformação social em tempos de crise: passado, presente e futuro no enfrentamento à COVID-19

 

Atividade: Apresentação de duas lives em que serão discutidos temas essenciais neste momento de pandemia: o acesso à informação confiável e de qualidade; assim como erradicação da pobreza, segurança alimentar e nutricional, equidade de gênero, e acesso à energia. Serão apontados os resultados parciais dos quatro temas supramencionados, os quais estiveram, e estão, sob observação ao longo dos ultimos meses, através do Projeto TSTC, além das experiências vividas neste período.

 

Horários:

Primeira Live | 14h30

Segunda Live | 15h 

 

Acesso: @unb2030ods

 

Conheça mais sobre o projeto:

Facebook: facebook.com/UnB2030eosODS

Twitter: twitter.com/unb2030

 

Projeto Doarti: desenvolvimento de solução tecnológica para potencializar o processo de doações no DF

 

Atividade: Webinário “Desenvolvendo projetos colaborativos em tempos de isolamento social" com o objetivo de apresentar o projeto Doart e gerar aprendizagem aos participantes por meio da apresentação de todo o processo utilizado para a construção do projeto, além de reflexões e dicas.

Horário: Início às 16h

Acesso: Google Meet 

Conheça o projeto: @doartiapp 

 

Entendendo a Ditadura Militar no Distrito Federal

 

Atividade: Reunião virtual para breve apresentação sobre ditadura civil militar no DF e abertura para debates e perguntas dos participantes.

Horário: Início às 16h

Acesso: Google Meet 

Conheça o projeto: @memoriaeditadura

 

Mais informações:

https://memoriaditadura.wixsite.com/memoriaehistoria  

 

Vídeo-aulas sobre COVID-19 

 

Atividade: Divulgação dos vídeos produzidos sobre COVID-19  pelo canal do projeto no canal do YouTube “Saúde & População - UnB”

Acesso: Canal no YouTube: Saúde & População - UnB 

 

Mais informações: 

https://youtu.be/0aok1bxAknI

https://youtu.be/N17o53xPi6s

https://youtu.be/7eW_Gbytwvw

 

Infecção por coronavírus: a informação objetiva precisa é o melhor remédio

 

Atividade: Exposição virtual dos panfletos preparados pelos integrantes do projeto.

 

Acesso:

Facebook: facebook.com/amurfce

Instagram: @amurfceunb

 

Mais informações: http://fce.unb.br/noticias/688-cuidados-preventivos-para-a-covid-19-projeto-de-extensao-covid-colaboracao-para-a-vida

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.