Durante o webinário, foram realizadas quatro mesas virtuais com professores de diversas universidades do país

A UnB realizou na última segunda (15/6), o Webinário Os desafios da extensão universitária a partir da Covid-19, com objetivo de reafirmar os princípios e as concepções da extensão universitária e analisar os desafios frente à pandemia covid-19. Fruto de parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX) da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o evento foi transmitido ao vivo no YouTube.

 

O seminário é parte dos debates permanentes realizados entre pró-reitores que buscam compartilhar experiências e responder às demandas da extensão, como no caso específico da Covid-19.

 

Para Olgamir Amancia, decana de extensão da UnB e presidente do Colégio de Extensão da Andifes, a realização da atividade durante a pandemia, momento em que a população passa por diversas dificuldades, mostra o compromisso em refletir o papel da Universidade. 

 

“Precisamos pensar no futuro, pois certamente o mundo não será o mesmo. Será permeado por outras formas de se relacionar e de compreender a realidade”, disse. “A extensão precisa se preparar pra esse mundo novo, entendendo que o novo é construído a partir com o que está posto, que guarda relação com o velho”.

 

A presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, Adriana Marmori (UNEB), destacou que as discussões devem ter como princípio o respeito à vida, e também mostrou preocupação com a inclusão digital. “O que a gente tem visto é a transposição da realidade presencial através das tecnologias, sem muita preocupação com o aspecto educativo”, argumentou. 

 

João Salles (UFBA), presidente da Andifes, mostrou que a ideia de Universidade Pública está associada a uma realização radical da extensão. “É o diferencial fundamental desse espaço que tem sido objeto de tantos ataques”, disse. “Criticam a universidade hoje pelo modo que ela respira, vive. É uma forma de vida singular que mantém com a sociedade laços porosos”. 

 

Durante o webinário, foram realizadas quatro mesas virtuais com professores de diversas universidades do país. Você pode assistí-las, na íntegra, a seguir.

 

Mesa 1: Pandemia e Extensão: Politização do contexto

Mediadora: Profª Olgamir Amancia (UnB/COEX/Andifes)

Palestrante: Profª Cibele Rizek (USP)

Sistematização: Raiane Patrícia Severino Assumpção (UNIFESP)

 

 

Mesa 2: Pandemia: Afirmação dos princípios da Extensão

Mediadora: Profª Claudia Mayorga (UFMG)

Palestrantes: Prof. Volnei Garrafa (UnB)

Profª Sandra de Deus (UFRGS)

Sistematização: Prof. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM)

 

 

Mesa 3: Pandemia: Questões acadêmicas da Extensão

Mediadora: Profª Ana Livia de Souza Coimbra (UFJF)

Palestrantes: Prof. Naomar de Almeida Filho (UFBA/USP)

Prof. Daniel Pansarelli (UFABC)

Sistematização: Profª Maria Santana Milhomem (UFT)

 

 

Mesa 4: Inserção Curricular da Extensão no desafio das atividades remotas

Mediador: Prof. Hélder Eterno da Silveira

Palestrantes: Prof. Marcelo Leão (UFRPE)

Profª Márcia Rangel (UFBA)

Sistematização: Profª Nadege da Silva Dantas (UFCG)

 

 

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.