A UnB realizou na última segunda (15/6), o Webinário Os desafios da extensão universitária a partir da Covid-19, com objetivo de reafirmar os princípios e as concepções da extensão universitária e analisar os desafios frente à pandemia covid-19. Fruto de parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX) da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o evento foi transmitido ao vivo no YouTube.

O seminário é parte dos debates permanentes realizados entre pró-reitores que buscam compartilhar experiências e responder às demandas da extensão, como no caso específico da Covid-19.

Para Olgamir Amancia, decana de extensão da UnB e presidente do Colégio de Extensão da Andifes, a realização da atividade durante a pandemia, momento em que a população passa por diversas dificuldades, mostra o compromisso em refletir o papel da Universidade.

“Precisamos pensar no futuro, pois certamente o mundo não será o mesmo. Será permeado por outras formas de se relacionar e de compreender a realidade”, disse. “A extensão precisa se preparar pra esse mundo novo, entendendo que o novo é construído a partir com o que está posto, que guarda relação com o velho”.

A presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, Adriana Marmori (UNEB), destacou que as discussões devem ter como princípio o respeito à vida, e também mostrou preocupação com a inclusão digital. “O que a gente tem visto é a transposição da realidade presencial através das tecnologias, sem muita preocupação com o aspecto educativo”, argumentou.

João Salles (UFBA), presidente da Andifes, mostrou que a ideia de Universidade Pública está associada a uma realização radical da extensão. “É o diferencial fundamental desse espaço que tem sido objeto de tantos ataques”, disse. “Criticam a universidade hoje pelo modo que ela respira, vive. É uma forma de vida singular que mantém com a sociedade laços porosos”.

Durante o webinário, foram realizadas quatro mesas virtuais com professores de diversas universidades do país. Você pode assistí-las, na íntegra, a seguir.

Mesa 1: Pandemia e Extensão: Politização do contexto

Mediadora: Profª Olgamir Amancia (UnB/COEX/Andifes)

Palestrante: Profª Cibele Rizek (USP)

Sistematização: Raiane Patrícia Severino Assumpção (UNIFESP)