Projeto articula ensino, pesquisa e extensão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Universidade de Brasília (UnB) lançou o Guia Agenda 2030 – integrando ODS, educação e sociedade, elaborado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em um projeto que integra a perspectiva de uma Rede de Universidades 2030.

A ideia é que extensão universitária, articulada com o ensino e a pesquisa, contribua para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, além de outros temas, como “igualdade racial”, “lugar das comunidades tradicionais e povos indígenas” e o nexo entre “arte, cultura e comunicação”.

A ideia do Guia surgiu a partir da atuação do Programa Estratégico UnB 2030, do Decanato de Extensão. O programa de extensão promoveu diálogos sistemáticos na forma de eventos sobre temáticas relacionadas aos ODS, mapeou os projetos de pesquisa e de extensão da UnB que se relacionavam à Agenda 2030 e ajudou na articulação institucional da UnB com outras universidades e organizações da sociedade civil.

“A parceria entre a Unesp e a UnB surgiu em 2019. O professor Thiago Gehre, da UnB, realizou várias palestras e rodas de conversa com estudantes e docentes dos cursos de comunicação. A partir desse momento, iniciamos discussões para viabilizar ações e projetos em parceria”, conta Raquel Cabral, professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp.

Além disso, o guia pretende colaborar com o processo de inserção curricular da extensão, apresentando ações práticas desenvolvidas em universidades brasileiras envolvendo os ODS no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a territorialização da Agenda 2030 e com o processo de internacionalização das instituições de ensino.

Em relação a cada ODS, o guia responde a perguntas sobre o impacto na vida cotidiana e como projetos pedagógicos, de pesquisa e de extensão podem contribuir para alcançar os objetivos, além de listar projetos alinhados ao tema.

A Agenda 2030 foi aprovada pelas Nações Unidas em 2015 para substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Nessa ocasião, foram estipulados novos parâmetros, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, com um conjunto de metas, conformam a Agenda 2030.

“Acreditamos que o Guia poderá contribuir com o processo de discussão da inserção curricular da extensão universitária nos cursos de graduação. Além disso, a iniciativa buscou mapear diversos casos de projetos e ações já realizadas por universidades no Brasil dedicados à articulação da Agenda 2030 com a educação”, avalia Raquel.

O material foi desenvolvido no contexto do projeto "Unesp 2030: integrando ciência, diversidade e cultura da não-violência no campus de Bauru", que contou com recursos do Convênio Unesp/Santander em 2020, articulado pela Pró-reitoria de Extensão da Unesp. O desenvolvimento do guia também envolveu o Decanato de Extensão da UnB e uma equipe multidisciplinar de mais de 30 pesquisadores e agentes da sociedade civil.

Acesse o Guia Agenda 2030 – integrando ODS, educação e sociedade: https://www.guiaagenda2030.org/