Em formato remoto, Semuni 2021 acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro

Destaque Portal UnB Positivo

 

As inscrições para a 21ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas. O evento acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de forma remota. Serão mais de 1500 atividades, a maior parte ao vivo, que poderão ser acessadas por meio dos canais da Extensão no YouTube: Extensão UnB, Semana UnB Sala 01, Semana UnB Sala 02, Semana UnB Sala 03 e Semana UnB Sala 04, além do canal da UnBTV

 

A Semana Universitária terá como tema central o centenário de Paulo Freire. As programações de todas as unidades acadêmicas e administrativas da UnB podem ser acessadas no site do Decanato de Extensão (DEX).

 

Pela segunda vez, o formato das atividades será totalmente virtual, em função da pandemia do novo coronavírus. A programação diversificada do evento se mantém, com mais de 1500 atividades que promovem a extensão universitária. Utilizando a plataforma StreamYard, as ações serão realizadas entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Webinários; palestras e oficinas online; apresentações de trabalho ao vivo e gravadas são algumas das atrações desta edição.

 

A Faculdade UnB de Ceilândia (FCE/UnB), por exemplo, oferece mais de 100 atividades, a Faculdade de Saúde (FS), 69, e a Faculdade de Tecnologia (FT), mais de 80. Essas programações incluem oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa, entre atividades gravadas e ao vivo.

 

>> Confira todas as programações da Semuni 2021

 

“A quantidade de ações é reveladora da importância e do acerto da estratégia adotada”, avalia a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia. “E, quando se examina a qualidade e a diversidade das ações, amplia -se o entendimento sobre a relevância da Semuni”. 

 

“Após quase dois anos tendo as relações mediadas pelas tecnologias, não será tarefa simples . Mas a capacidade criadora e inventiva da extensão universitária protagonizada pela juventude superará as dificuldades e mobilizará a comunidade. São mais de 1500 ações, por mais diversas que sejam as expectativas, elas têm muitas chances de serem respondidas, por isso, participem!”, acrescenta. 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – A programação começa na segunda-feira (27), a partir das 9h30, com um ato político em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, além de uma celebração do Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A partir das 19h30, a palestra de abertura terá a presença do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Ele vai falar sobre a importância da Universidade Pública brasileira no enfrentamento das crises contemporâneas e na construção de uma sociedade melhor. 

 

Na terça-feira (28), um dos destaques é o III Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB. A importância da extensão na formação dos estudantes de graduação no Brasil será tema da abertura do Encontro, a partir das 9h30. 

 

No mesmo dia, o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e o Decanato de Extensão (DEX) organizam um debate sobre a questão das mulheres na Ciência, focando nas docentes, técnicas e estudantes da UnB. O objetivo é discutir uma política sobre questões relativas à atuação das mulheres cientistas, daquelas que têm sua atividade profissional na academia e das estudantes. A atividade será transmitida a partir das 14h30. 

 

O tradicional Dia da Saúde Mental e Bem-Estar, que acontece desde 2018, conta com uma atividade especial. Na quarta-feira (29), vários representantes de povos e comunidades tradicionais vão debater como a pandemia da COVID-19 afetou em termos físicos e mentais as comunidades tradicionais brasileiras, e também apresentar como essas comunidades se organizaram para enfrentar as crises valendo-se de tratamentos alternativos. 

 

Para debater a cultura como forma de resistência e luta contra o conservadorismo, as desigualdades sociais e a negação da ciência, o DEX também apresenta a mesa Cultura e Vida Brasileira, com a participação de Richard Santos, Sérgio Duboc e Leci Brandão. O evento será transmitido na quinta-feira (30), a partir das 19h.

 

Na sexta-feira (01/10), das 16h às 18h, a mesa de encerramento celebra o legado de Paulo Freire. Com a participação de Nita Freire, viúva do patrono da educação brasileira, o objetivo é refletir sobre a importância do legado de Paulo Freire para a educação brasileira e quais contribuições o seu pensamento pode trazer para o pensamento, a gestão e as metodologias da educação brasileira hoje.

 

>> Confira a programação especial do DEX para a Semuni 2021

 

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Todas as atividades ficarão disponíveis nos canais do YouTube para o público, mas para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e atestar sua frequência. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA) e preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo. 

 

Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema, acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo para a inscrição.

 

1) Acesse o SIGAA no link: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

sigaa1

 

2) Preencha os dados: 

SIGAA2

 

3) Depois de cadastrado, o participante deverá acessar a área de “Cursos e Eventos Abertos” e buscar a atividade o seu interesse. Clicando no ícone da “seta verde”, é possível se inscrever na ação.

sigaa3

 

4) Confirme a inscrição: 

sigaa4

 

5) Após realizar a inscrição na atividade principal, clicando no ícone “quebra-cabeças” é possível acessar a lista de atividades, e se inscrever nas mini-atividades, incluindo minicursos, palestras e oficinas. O participante poderá acompanhar o status da sua inscrição ao clicar em “Página Inicial” e acessar o menu “Meus Cursos e Eventos”. 

sigaa5

 

Para garantir o certificado de participação, é preciso atestar a frequência preenchendo o formulário que estará na descrição do vídeo das atividades.

 

>> Confira o tutorial das inscrições

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.