Evento começou nesta terça (28) e ocorre de forma remota, com mais de 2.500 trabalhos apresentados por estudantes de graduação e de ensino médio

Desde a primeira edição do Congresso, em 1995, o número de trabalhos apresentados pelos estudantes subiu de 329 para mais de 2.500. Imagem: Reprodução/UnBTV

Teve início, na tarde desta terça-feira (28), o 27º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 18º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, com transmissão pelos canais da UnBTV e da TV IFB no YouTube. O evento conjunto tem como intuito promover oportunidades para que estudantes de graduação e de ensino médio divulguem suas pesquisas de modo mais amplo. Em 2021, participam 2.583 estudantes de oito instituições de ensino do DF.

Assim como em 2020, a atividade acontece on-line, por conta da pandemia da covid-19, mas seguindo a tradição de ocorrer integrada à Semana Universitária (Semuni), o que não foi possível no ano anterior.

Desta vez, as boas-vindas ficaram por conta do diretor de Fomento à Iniciação Científica da UnB e coordenador do evento, professor Sérgio Granemann. Para ele, ambos o Congresso é um momento de celebração e alegria, em que os protagonistas são os estudantes, bolsistas e voluntários que concluíram as pesquisas com êxito, apesar das adversidades enfrentadas em 2020 em decorrência da pandemia.

NO MODELO REMOTO – Sérgio Granemann explica que é um congresso diferente por não ter apresentações de trabalhos ao vivo. “Os estudantes gravaram vídeos de seus trabalhos e organizamos um site para divulgar e para que as pessoas possam assistir”, disse. As comunicações orais podem ser conferidas no canal oficial da iniciativa no YouTube. Até o final da Semana Universitária, que vai até sexta-feira (1º), os trabalhos estão sendo postados como se o Congresso estivesse acontecendo ao vivo e ficarão disponíveis permanentemente.

>> Confira as apresentações no canal oficial do evento

O diretor de Fomento à Iniciação Científica também afirma que é uma oportunidade de mostrar à comunidade a ciência produzida nas instituições de ensino: “É uma espécie de prestação de contas à sociedade. Mostramos o que desenvolvemos no dia a dia, em termos de pesquisa e investigação, em prol da população”. Haverá, ainda, cerimônia de premiação dos trabalhos, que será ocorrerá em novembro de 2021.

Para Enrique Huelva, a iniciação científica é uma das melhores formas de apresentar o mundo da pesquisa aos estudantes. Imagem: Reprodução/UnBTV

IMPACTO – Desde a primeira edição do Congresso, foram 32.556 estudantes participando, número que aumentou significativamente ao longo dos anos: em 1995, foram 329 trabalhos apresentados; em 2021, são mais de 2.500.

Maria Zaira Turchi, diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq), afirma que “o Congresso tem, ao longo de 27 anos, contribuído fortemente para despertar o interesse, o gosto dos estudantes pela pesquisa científica e os incentivado a prosseguir nas suas trajetórias acadêmicas”.

O vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, explicou que a iniciação científica tem como objetivo principal introduzir os estudantes, de uma forma aprofundada e sistemática, ao processo de pesquisa. “[A iniciação científica] também contribui com a expansão do conhecimento mais amplo do que é a produção científica e da qualidade desse elemento para a sociedade”, pontuou.

Já Maria Zaira Turchi avaliou que a participação em programas de iniciação científica faz com os estudantes tenham uma formação mais sólida em suas respectivas áreas de conhecimento e ressaltou a importância da cooperação entre diferentes instituições de ensino no âmbito da pesquisa. Ela argumentou que essa colaboração aumenta o nível de impacto e influência dos estudos realizados. “A ciência não pode ser solitária”, resumiu.

ACOMPANHE – A programação da Semana Universitária 2021 segue até sexta-feira (1º), com mais de 1.500 atividades gratuitas e remotas oferecidas pelas unidades acadêmicas e administrativas dos quatro campi da UnB.

Para obter o certificado de extensão, é necessário fazer a inscrição na ação de interesse pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos e/ou nos chats da atividade ao vivo.

>> Participe da Semana Universitária 2021

As transmissões ocorrerão pelos canais do Decanato de Extensão (DEX) e da Semuni no YouTube, além de quatro outras salas virtuais na plataforma dedicadas a dar vazão à programação.

Assista à abertura do evento na íntegra:

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.