Mostra de Cursos desperta o interesse dos jovens em ingressar na Universidade. Evento contou com transmissões diárias no canal do DEX no YouTube

Mostra de Cursos: Estude na UnB contou com transmissões de segunda (27) até quinta-feira (30). Encerramento teve a presença da reitora Márcia Abrahão e tratou dos curso de Teoria, crítica e história da Arte, Artes Cênicas, Design e História. Imagem: Reprodução/DEX

A Universidade de Brasília (UnB) possui mais de 130 graduações para oferta à comunidade. Diante desta diversidade de opções para formação, alguns dos futuros ingressantes na instituição ficam em dúvida na hora da escolha do curso com o qual têm maior familiaridade. Para ajudar nessa decisão, a Semana Universitária 2021 conta com extensa programação da Mostra de Cursos: Estude na UnB.

A iniciativa está em sua 11ª edição na UnB, mas essa é a 2ª vez que ocorre de maneira virtual. A mostra promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), além de esclarecer dúvidas a respeito das formações oferecidas pela Universidade, busca aproximar e despertar o interesse dos estudantes do ensino médio e da comunidade externa para a educação universitária.

Incluída entre as mais de 1.500 atividades oferecidas pela Semana Universitária, a Mostra de Cursos contou com oito encontros virtuais. A programação durou de segunda-feira (27) até quinta-feira (30), com duas palestras a cada dia.

DIFUNDIR – Em cada encontro, alunos e professores dividiam a apresentação dos cursos de graduação oferecidos pela UnB. Os palestrantes explicavam, de maneira simples, os conceitos básicos de cada área. Informações como o mercado de atuação profissional, habilitações disponíveis e disciplinas cursadas durante o curso de graduação ganharam enfoque nos encontros.

Cada encontro contou com a presença de ao menos um aluno e um professor para explicar a dinâmica do curso de graduação. Imagem: Reprodução/DEX

Além disso, buscou-se esclarecer estigmas e apresentar as ações sob os três pilares da educação universitária – ensino, pesquisa e extensão. Os discentes se voltaram, principalmente, à explicação de como se relacionam com a área e descobertas pessoais durante a formação.

"Alguns docentes falaram sobre a sua trajetória dentro da UnB desde o início, quando foram alunos da graduação, além de mostrar perspectivas para o mercado de trabalho. Os discentes apresentaram perspectivas profissionais com a participação em projetos de pesquisa e empresas juniores”, sintetiza a diretora de Inovação e Estratégias do DEG, Symone Jardim.

A mostra foi divulgada por meio dos decanatos de Extensão (DEX) e de Ensino de Graduação (DEG), com envio de e-mails para todas as escolas, públicas e privadas, do Distrito Federal. A diretora ressalta que o formato remoto possibilitou maior contato da UnB com os estudantes, uma vez que permite o uso das lives em eventos vocacionais das próprias instituições de ensino do DF.

“A maioria das escolas apresentam a versão gravada para os alunos nos horários distintos das aulas”, conta, sobre as possibilidades do conteúdo on-line. Por isso, está em discussão a manutenção das transmissões da Mostra de Cursos, mesmo com o retorno do evento em modo presencial.

INGRESSO EXPLICADO – Desde sua primeira edição em 2010, a mostra busca divulgar e apresentar os cursos existentes nos campi da UnB. A live de encerramento da atividade, nesta quinta-feira (30), contou com a presença da reitora, Márcia Abrahão. A gestora lembrou da primeira edição, quando estava à frente do DEG, e parabenizou a proporção que o evento tomou. “Eu sou uma entusiasta da Mostra de Cursos”, revelou.

A reitora destacou o empenho da instituição em formar cidadãos críticos e éticos, e convidou os estudantes que acompanhavam a transmissão a ingressarem na Universidade de Brasília nas áreas em que mais se familiarizaram. “Procurem atender às suas expectativas pessoais, os seus sonhos. Quando fazemos algo que gostamos, fazemos bem e temos sucesso”, destacou Márcia Abrahão.

CONFIRA – Além de assistir às lives, a comunidade externa tem a opção de buscar mais informações sobre os cursos de graduação na revista Estude na UnB, disponibilizada pelo Decanato de Ensino de Graduação. A publicação explica o mercado de trabalho para cada curso e dispõe de informações como número de vagas e turnos oferecidos.

>> Confira a revista Estude na UnB

“Ela [a revista Estude na UnB] foi feita em conjunto com os professores e coordenadores dos cursos. Então todos os cursos estão lá com informações a respeito de tempo que você vai levar para cursar, mercado de trabalho, o contato do curso e a página para você entrar em contato se você quiser”, esclareceu a diretora de Inovação e Estratégias do DEG, Symone Jardim.

A programação da Mostra de Cursos ocorreu de maneira inteiramente síncrona. Ainda assim, a íntegra de todas as oito palestras ficou registrada no canal do Decanato de Extensão (DEX) no YouTube para os alunos que não puderam acompanhar. Confira abaixo os registros indicados por data e cursos apresentados:

>> 27/9: Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Naturais, Licenciatura em Educação do Campo e Geografia

>> 27/9: Arquivologia, Biblioteconomia, Estatística, Pedagogia e Pedagogia Ead

>> 28/9: Ciência Política, Gestão de Políticas Públicas, Ciências Econômicas, Sociologia e Licenciatura em Ciências Sociais, Antropologia.

>> 28/9: Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina

>> 29/9: Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e Serviço Social

>> 29/9: Engenharia de Redes de Comunicação, Ambiental, Aeroespacial, Civil e Automotiva

>> 30/9: Letras – Francês Bacharelado e Licenciatura, Tradução – Inglês, PBSL, Licenciatura e Bacharelado de Português, Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana

>> 30/9: Teoria, crítica e história da Arte, Artes Cênicas, Design e História

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.