Gestão do trabalho remoto, retorno às atividades presenciais e Casas de Cultura foram temas abordados pela equipe do DEX

Servidores discutiram demandas do Decanato junto a representantes da administração superior. Imagem: Reprodução

 

A reitora Márcia Abrahão participou, nesta terça-feira (19), de mais uma edição do Diálogos com a Reitora, encontro entre a administração superior e as equipes de unidades acadêmicas e administrativas da UnB. Desta vez, os convidados foram os servidores do Decanato de Extensão (DEX).

 

Com a presença on-line de mais de 50 pessoas, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, apresentou o panorama atual do decanato, incluindo os programas e projetos já realizados e os desafios previstos para o período que segue até 2024.

 

Um dos avanços citados por Amancia foi a curricularização da Extensão. “Avançamos muito e temos uma resolução referência para o Brasil no que diz respeito a este assunto, que é a menina dos nossos olhos”, disse.

 

CASAS DE CULTURA – A diretora de Difusão Cultural, Flávia Narita, chamou a atenção para a possibilidade de envolver outras unidades na realização de projetos nas Casas de Cultura administradas pela Universidade: Casa da Cultura da América Latina (CAL), Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) e Casa Niemeyer. "A gente já trabalha muito na questão da difusão, do fazer cultura. E agora queremos atuar na formação de público”, afirmou Narita.

 

PESSOAL – Uma demanda recorrente de diversos setores da Universidade é a necessidade de mais equipe de pessoal para a realização das atividades. O diretor de Comunicação, Divulgação e Informação em Extensão, Rogério Ferreira, destacou o empenho da equipe para executar as atividades do Decanato: “A Semana Universitária expressa o compromisso desse grupo que se dedicou de maneira intensa a essa construção".

 

A necessidade de equipe para desenvolver trabalhos também é uma realidade na Diretoria de Difusão Cultural. “Estamos sem museólogo na gestão das três Casas de Cultura, e isso é um problema”, lamentou Flávia Narita.

 

A reitora Márcia Abrahão concordou que essa é uma realidade em toda a UnB. “Mas temos uma política governamental de redução de servidores públicos e eu não vejo uma mudança no curto prazo, porque não vejo nem no Congresso Nacional nem no Ministério da Economia a disposição para alterar esse quadro”, enfatizou.

 

RETORNO PRESENCIAL – Questionada pela servidora Kely Pereira sobre as previsões sobre trabalho remoto e retorno das atividades presenciais, Márcia Abrahão informou que há normativos do Ministério da Economia e, mais recentemente, do Ministério da Educação solicitando que as universidades retornem à presencialidade.

 

“Nós vamos discutir uma nova circular do Ministério da Educação e vamos levar para o Conselho de Administração (CAD) uma minuta de resolução para o retorno gradual e seguro das atividades”, disse.

 

Sobre a implementação do trabalho remoto, a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, avisou que os setores receberão instruções sobre a programação destas atividades nos próximos dias.

 

“Devemos soltar, nas próximas semanas, resolução para que as equipes possam começar a se organizar, mesmo que ainda não tenhamos sistema já definido”, detalhou a decana. Tratativas com outras universidades estão sendo realizadas a fim de acelerar o processo de adequação do trabalho remoto ao SIGRH.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.