Matrículas podem ser feitas até 6 de dezembro pelo Sigaa

Natação é uma das modalidades que voltarão a ser ofertadas no Centro Olímpico. Foto: Secom UnB

Após quase dois anos, os estudantes da Universidade de Brasília poderão retomar as disciplinas de Prática Desportiva (PD) no Centro Olímpico (CO). Entre 1 e 6 de dezembro, será possível realizar matrícula nas modalidades de corrida, ginásticas de academia, ginástica funcional, tênis de mesa, natação, queimada, peteca, caiaque, voleibol, basquetebol, futsal e futebol.

A oferta das disciplinas de Prática Desportiva acontece por parceria da Faculdade de Educação Física (FEF) e da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC) com a Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania, por meio do Programa Segundo Tempo Universitário (PST).

“O PST Universitário é voltado para as universidades públicas federais e tem objetivo de tornar o estudante universitário mais ativo e colaborar com a promoção da saúde e da qualidade de vida”, explica o professor André Reis, da FEF. O programa deve destinar cerca de R$ 600 mil para a UnB e ser executado ao longo de 24 meses.

“Este valor é para implantação de três núcleos do PST Universitário no Centro Olímpico, com 300 alunos cada”, continua. Além da aquisição de equipamentos e material esportivo, foram contratados três professores supervisores e nove monitores, todos estudantes de Educação Física.

No total, são 900 vagas. A lista de oferta já está cadastrada no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa), e os estudantes interessados podem se matricular até o dia 6 de dezembro de 2021. As disciplinas de Prática Desportiva são ofertadas pela FEF, compondo o currículo dos vários cursos de graduação da UnB. Os aprovados receberão dois créditos.

PREVENÇÃO – Com a volta das atividades presenciais, a expectativa está nos cuidados a serem tomados. O professor André Reis detalha algumas das medidas de prevenção à covid-19. “Entre as diretrizes e normas, estão: limitação para 50% do número de participantes nas turmas tradicionalmente ofertadas em PD; indicação de espaços que são compatíveis e controláveis; utilização obrigatória de máscaras; disponibilidade de álcool em gel 70% para todos; permanência no Centro Olímpico apenas durante as atividades; não compartilhamento de material e equipamento esportivo sem higienização prévia.”

Segundo ele, não será necessário apresentar comprovante de vacinação na matrícula ou para frequentar as aulas, pois existem indicativos de que a maioria dos estudantes da UnB já está vacinada. Além disso, o professor garante que o trabalho de conscientização continuará, para que a UnB chegue a 100% de vacinados.

Para o diretor de Esporte e Atividades Comunitárias, Jonatas Maia da Costa, a expectativa para o retorno é grande. “Marca um período de início de superação da pandemia de covid-19. Entre os estudantes tal expectativa é bastante grande, e a prática do esporte e das atividades comunitárias de lazer certamente comparece como um alento frente a todo o período de sofrimento físico e mental ao longo desses últimos 20 meses.”

Confira matéria da UnBTV sobre o assunto: