Parceria da Universidade com o GDF e o movimento social levará atividades à comunidade da região administrativa

Polo de Extensão funcionará no antigo Centro de Convivência do Idoso do Paranoá. Foto: Divulgação

 

A Universidade de Brasília (UnB) vai ocupar um espaço de aproximadamente 200 m² para instalar o Polo de Extensão UnB Paranoá. Por meio de uma parceria com a Administração Regional do Paranoá, a Universidade dará mais um passo na aproximação de suas atividades com a população que vive em áreas do Distrito Federal que não têm campus. O prédio é o antigo Centro de Convivência do Idoso, localizado na quadra 13 do Paranoá.

 

“A Universidade e a sociedade realizam, por meio das atividades extensionistas, uma interação sustentada no diálogo, contribuindo para que o espaço acadêmico se abra para além dos muros, tornando a Universidade um espaço verdadeiramente democrático”, afirma a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.

 

O administrador regional do Paranoá, Sérgio Damasceno, comemora a iniciativa. “A comunidade do Paranoá sonha, há muitos anos, com a implantação de um polo da UnB aqui, que será uma semente para um campus futuro. Essa parceria entre a Administração Regional do Paranoá e a UnB trará grandes e importantes conquistas para a educação na nossa região”, frisa.

 

Para o ex-aluno da Universidade e professor da Secretaria de Educação do DF Carlos Garibel, ter um polo na região diminui a distância entre a população e a ciência. “Vemos muita gente negar vacina porque a ciência às vezes é um bicho papão. Queremos que a UnB tenha um diálogo horizontal com a população aqui do Paranoá”, diz. Garibel também é representante do Movimento pela UnB no Paranoá e Itapoã (Mupi).

 

HISTÓRICO – A UnB está no Paranoá desde a década de 1980, quando aulas de alfabetização para adultos eram ministradas no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep). Em 2012, foi publicado o decreto de criação do Paranoá Parque, cujo projeto urbanístico prevê um local de 42 mil m² para a UnB. Em 2015, o Plano Distrital de Educação, com vigência até 2024, foi aprovado e também prevê a Universidade no Paranoá.

 

Em 2021, as discussões sobre o espaço físico para o polo ganharam força. Foi inaugurado o Fórum Social do Polo de Extensão do Paranoá, com perspectivas de que, no futuro, se instale um campus da Universidade na cidade.

 

POLOS DE EXTENSÃO – Só neste ano, 44 projetos foram realizados em polos de extensão da Universidade. “Temos a perspectiva de integração territorial, de fazer com que a UnB cumpra o seu papel social e elimine a ideia de um espaço fechado. Queremos que seja um espaço de diálogo efetivo com a comunidade”, explica o diretor de Integração Social e Desenvolvimento Regional do Decanato de Extensão (DEX), Rogério Ferreira.

 

O DEX deverá lançar editais no início do próximo ano, com as atividades começando em março de 2022 nos cinco polos de extensão. A ideia é que os projetos tenham ações articuladas entre os polos, com as lideranças locais e com a gestão pública.

 

Além do novo espaço no Paranoá, a UnB tem polos de extensão em funcionamento no Recanto das Emas, na Cidade Estrutural e em Cavalcante (GO). “Dando prosseguimento a uma política de fortalecimento dessa rede, temos uma perspectiva de expandir para Alto Paraíso (GO), numa parceria com a UnB Cerrado", adianta Rogério.

 

Palavras-chave

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.