Transmissão será pelo YouTube da Extensão nos dias 15 e 16 de dezembro

lei unb 61

Lei de criação da UnB foi assinada pelo presidente João Goulart em dezembro de 1961. Foto: Cedoc UnB.

No dia 21 de abril de 2022, a Universidade de Brasília (UnB) completa 60 anos. Mas as comemorações já começam agora. Na quarta e quinta-feira (15 e 16/12), o Decanato de Extensão (DEX/UnB) promove um evento para comemorar o sessentenário da assinatura da lei de criação da Universidade. Também serão apresentados projetos participantes da primeira etapa do Edital UnB 60 anos e os vencedores do concurso de ensaios da Editora UnB. Tudo será transmitido pelo YouTube da Extensão.

Em abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek solicitou ao Congresso Nacional a criação da Universidade de Brasília. O projeto de lei foi aprovado apenas em agosto de 1961, e sancionado pelo presidente João Goulart em 15 de dezembro de 1961.

Em abril de 2021, a UnB criou uma comissão com representantes da comunidade acadêmica, movimentos sociais e de diferentes espaços da sociedade do DF com a responsabilidade de preparar as atividades a serem desenvolvidas durante o ano de 2022.

“Essa data marca a história da educação superior brasileira, pois nasce uma universidade sustentada em um projeto orientador que a situa numa condição radicalmente distinta das demais universidades criadas até então, criada para problematizar a realidade brasileira, desenvolver ciência e tecnologia engajada, compromissada com a transformação social”, diz a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.

“Marcar essa data com uma agenda intensa reafirma os sentidos do que significou criar na capital do Brasil, centro do poder político, uma instituição que expressa a educação superior como direito universal, como bem social e para tal espaço que preze pela autonomia e liberdade de criar e produzir conhecimento”, completa.

PROGRAMAÇÃO – Na quarta-feira (15), às 10h, a Reitora Márcia Abrahão Moura e o Vice-Reitor Enrique Huelva darão uma entrevista coletiva no Salão de Atos da Reitoria. Na parte da tarde, às 14h, será realizada uma mesa solene em comemoração a assinatura da lei de criação da UnB. A solenidade contará com a presença de João Goulart Filho, Nísia Trindade, presidenta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Bruna Brelaz, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), e Flávia Calé, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

No mesmo dia, a partir das 16h, será divulgado o resultado do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB. O concurso faz parte das comemorações dos 60 anos e é promovido pela Editora UnB em conjunto com o Decanato de Extensão, a Biblioteca Central e o Conselho Editorial do Senado (CEDIT).

Participaram estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e egressos da UnB. Os seis primeiros ensaios classificados em cada categoria serão publicados pela Editora UnB, em formato de livro eletrônico com acesso aberto.

Ainda na quarta-feira, às 16h30, serão apresentados projetos participantes da primeira etapa do edital UnB 60 anos. O objetivo do edital foi fomentar a construção e implementação de ações para as comemorações do aniversário. Nesta primeira etapa, foram desenvolvidas atividades preparatórias e de mobilização de agosto a dezembro de 2021. No primeiro momento, participarão os projetos da Faculdade de Saúde, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Ciência da Informação, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Letras e Faculdade de Direito.

No dia seguinte (16), às 10h, os outros projetos vão se apresentar. Participam os projetos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Instituto de Química, Instituto de Artes, CEAM e CEAD.

A partir das 11h30, começa a mesa de lançamento da segunda etapa do edital UnB 60 anos, com a participação da decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, e dos diretores do DEX.

“Foram realizados levantamentos de dados, pesquisas, produção de material informativo e consolidação de planejamentos para eventos que ocorrerão ao longo de 2022”, explica Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

“A segunda etapa do Edital, além de dar sequência a essas atividades de "pré-produção", irá também oportunizar que Unidades que não conseguiram se mobilizar para participar da Etapa 1 possam realizar seus eventos com apoio de bolsistas e de recursos de custeio”, diz. O objetivo é que consigamos ter uma grade de programação expressiva, relacionada às características de cada unidade e com forte esforço de vínculo social. Isto pois a comemoração dos 60 anos da UnB é um marco para todo o Distrito Federal e certamente os eventos irão contribuir para estreitar ainda mais os laços da UnB com a sociedade de Brasília”.

Participe do evento: