Representantes da Universidade de Brasília e de organizações parceiras vão reafirmar a importância da instituição para a sociedade

Durante a solenidade, serão anunciados os vencedores do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB. Na imagem, um dos símbolos do campus Darcy Ribeiro, o Instituto de Central de Ciências (ICC). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Uma sessão solene marca o início das comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta-feira, 15 de dezembro. O evento acontece nesta data em referência ao dia em que foi assinada a lei de criação da Universidade, em 1961, pelo então presidente João Goulart.

Farão parte da mesa a reitora e o vice-reitor da UnB, Márcia Abrahão e Enrique Huelva; o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; o presidente do Instituto João Goulart, João Goulart Filho; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Cale.

Representando a Comissão UnB 60 Anos, o professor José Geraldo de Souza Junior também vai compor a mesa, que será mediada pela decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.

“A ideia é que cada um fale sobre a sua história com a UnB e projete o que esperar do ano que vem, que, além de nosso aniversário, é o marco de cem anos de Darcy Ribeiro e da Semana de Arte Moderna, 200 anos da Independência, e também ano eleitoral no Brasil”, explica o coordenador da Subcomissão de Eventos da Comissão UnB 60 Anos, Alexandre Pilati.

Para a decana Olgamir Amancia, mais do que lembrar a data de criação de uma universidade, é a oportunidade de reafirmar um marco histórico na educação do Brasil. “Com a criação da UnB, se imprimiu um ponto de inflexão na política de educação superior brasileira. Primeiro, porque criou-se uma universidade na capital do país, em dissonância com os interesses das elites dirigentes. Segundo, essa universidade nasce com um projeto orientador que a distingue das demais, que imprime a pauta do compromisso social como uma marca dessa nova instituição”, afirma Olgamir.

Na ocasião, serão anunciados os vencedores do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB, que serão publicados em livro em 2022. E também será feita a apresentação de projetos participantes do edital UnB 60 Anos – Etapa 1, desenvolvidos pelas unidades acadêmicas com o objetivo de preparar a celebração do aniversário da UnB. O seminário dos projetos continua na quinta-feira (16).

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Decanato de Extensão no YouTube.

REUNIÃO – A Comissão UnB 60 Anos fez a última reunião de 2021 na sexta-feira (10). Na ocasião, foi apresentada a programação preparada pelas subcomissões para as celebrações de 2022. A subcomissão de Comunicação anunciou a realização de uma coletiva de imprensa da reitora e do vice-reitor para dar o pontapé ao aniversário e apresentar a logomarca e o slogan para 2022.

A comissão volta a se reunir a partir de janeiro de 2022, para continuar os ajustes finos dos eventos e ações, que vão envolver todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, além de diversos outros setores e organizações da sociedade.