Representantes da Universidade de Brasília e de organizações parceiras vão reafirmar a importância da instituição para a sociedade

Durante a solenidade, serão anunciados os vencedores do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB. Na imagem, um dos símbolos do campus Darcy Ribeiro, o Instituto de Central de Ciências (ICC). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB


Uma sessão solene marca o início das comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta-feira, 15 de dezembro. O evento acontece nesta data em referência ao dia em que foi assinada a lei de criação da Universidade, em 1961, pelo então presidente João Goulart.

 

Farão parte da mesa a reitora e o vice-reitor da UnB, Márcia Abrahão e Enrique Huelva; o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; o presidente do Instituto João Goulart, João Goulart Filho; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Cale.

 

Representando a Comissão UnB 60 Anos, o professor José Geraldo de Souza Junior também vai compor a mesa, que será mediada pela decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.

 

“A ideia é que cada um fale sobre a sua história com a UnB e projete o que esperar do ano que vem, que, além de nosso aniversário, é o marco de cem anos de Darcy Ribeiro e da Semana de Arte Moderna, 200 anos da Independência, e também ano eleitoral no Brasil”, explica o coordenador da Subcomissão de Eventos da Comissão UnB 60 Anos, Alexandre Pilati.

 

Para a decana Olgamir Amancia, mais do que lembrar a data de criação de uma universidade, é a oportunidade de reafirmar um marco histórico na educação do Brasil. “Com a criação da UnB, se imprimiu um ponto de inflexão na política de educação superior brasileira. Primeiro, porque criou-se uma universidade na capital do país, em dissonância com os interesses das elites dirigentes. Segundo, essa universidade nasce com um projeto orientador que a distingue das demais, que imprime a pauta do compromisso social como uma marca dessa nova instituição”, afirma Olgamir.

 

Na ocasião, serão anunciados os vencedores do Concurso de Ensaios Darcy Ribeiro e a UnB, que serão publicados em livro em 2022. E também será feita a apresentação de projetos participantes do edital UnB 60 Anos – Etapa 1, desenvolvidos pelas unidades acadêmicas com o objetivo de preparar a celebração do aniversário da UnB. O seminário dos projetos continua na quinta-feira (16).

 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Decanato de Extensão no YouTube.

 

REUNIÃO – A Comissão UnB 60 Anos fez a última reunião de 2021 na sexta-feira (10). Na ocasião, foi apresentada a programação preparada pelas subcomissões para as celebrações de 2022. A subcomissão de Comunicação anunciou a realização de uma coletiva de imprensa da reitora e do vice-reitor para dar o pontapé ao aniversário e apresentar a logomarca e o slogan para 2022.

 

A comissão volta a se reunir a partir de janeiro de 2022, para continuar os ajustes finos dos eventos e ações, que vão envolver todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, além de diversos outros setores e organizações da sociedade.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.