Chamada para a Revista Participação foi prorrogada até 27 de maio; envio deve ser feito por formulário

revistadPrancheta 362x

Neste ano, além do centenário de um dos maiores intelectuais brasileiros, Darcy Ribeiro (1922-1997), completam-se 60 anos de uma das suas mais importantes criações, a Universidade de Brasília. Esses dois acontecimentos compõem o tema da 37ª edição da revista de Extensão da UnB, Participação: UnB 60 anos e o centenário de Darcy Ribeiro: a pluralidade de um encontro. A Participação é editada pelo Decanato de Extensão (DEX/UnB) desde 1997.

A submissão de artigos teóricos, teórico-empíricos e relatos de experiência para a edição está aberta até 27 de maio por meio de formulário. Podem enviar textos extensionistas docentes, discentes e técnicos administrativos da UnB e de outras universidades brasileiras. Os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores e o Modelo de Submissão da revista.

Além dos artigos sobre os 60 anos da Universidade de Brasília e o centenário de Darcy Ribeiro, a Revista Participação também aceita textos que dialogam com outros temas da obra do antropólogo, como a questão indígena, a educação e a literatura. Outros artigos sobre Direitos Humanos, Saúde, Comunicação, entre outros, devem refletir a diversidade da prática extensionista no Distrito Federal, no seu entorno e no país como um todo.

"Este número da Revista Participação se abre a práticas extensionistas desenvolvidas em diferentes contextos de diálogo entre universidade e sociedade. Ao mesmo tempo, e de modo complementar, objetiva destacar o legado de Darcy Ribeiro no âmbito dos 60 anos da UnB", destaca Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Social do DEX. "O pensamento de Darcy fomenta, ainda hoje, possibilidades de transformação da universidade, potencializando seu papel social. Ao colocar em diálogo a extensão universitária e as ideias de Darcy, a Participação intenciona evidenciar um novo panorama de ações acadêmicas pautadas em demandas enraizadas nos territórios".

A REVISTA – O projeto editorial da revista considera a extensão como espaço gerador de inovações e intervenções sociais que visam responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com objetivo de modificar as relações sociais e promover a integração social.

Artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da extensão universitária. Já trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

O Relato de Experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência em extensão universitária, estabelecendo ponderações e reflexões embasadas tanto na experiência relatada quanto no devido aporte teórico, de modo a contribuir de forma relevante para a sua área de atuação e para o fortalecimento da extensão universitária.

As últimas edições da Participação tiveram como tema a reinvenção da extensão em tempo de pandemia e os projetos de combate à Covid-19 selecionados pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 da UnB (Copei).