Evento acontece 30 de agosto, durante a Semana Universitária, e participação de bolsistas é obrigatória

O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) disponibilizou nesta sexta (10) o regulamento do IV Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, que será realizado no dia 30 de agosto, como parte da programação da 22ª Semana Universitária. Com o retorno presencial da Semuni, o evento acontecerá no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT) e terá apresentações de banner, exposição de produtos, apresentações culturais e artísticas, comunicações orais e palestra.

A participação é obrigatória para todos os extensionistas que recebem ou receberam bolsas referentes aos editais do DEX no segundo semestre de 2021 – Casas Universitárias de Cultura (CUC), Licenciaturas em Ação, PIBEX, Polos da Cidade Estrutural e do Recanto das Emas – e no ano de 2022 – Casas Universitárias de Cultura (CUC), PIBEX, Programa UnB 60 Anos Etapa 2 e Polos de Extensão da Cidade Estrutural, Chapada dos Veadeiros, Kalunga, Paranoá e Recanto das Emas.

“O Encontro de Extensionistas é um momento de convívio muito especial pois reúne estudantes de todas as áreas do conhecimento para dialogarem sobre sua atuação em atividades de extensão, articuladas ao ensino e à pesquisa”, diz o Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

“Neste ano teremos várias novidades e um dos destaques nesse sentido é a mostra de produtos da extensão. Essa mostra fica ainda mais interessante e relevante na presencialidade pois a interação com os produtos pode gerar ainda mais engajamento dos diversos públicos. As expectativas são as melhores possíveis também para as apresentações artísticas e culturais que ganham outra energia na presencialidade”, completa.

INSCRIÇÕES – Os estudantes extensionistas deverão realizar inscrição para participação por meio de formulário entre 10 e 30 de junho. Pelo mesmo formulário, é possível se inscrever para apresentar produtos, manifestações artísticas e culturais e comunicações orais.

Como para outras atividades da Semana Universitária, a inscrição para participação no IV Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB também deve ser feita no SIGAA a partir do dia 01 de agosto.

O modelo para os banners, que serão custeados pelo DEX, também foi disponibilizado. Os bolsistas devem encaminhar o arquivo para impressão até 17 de julho, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Também existe a opção de apresentar produtos, caso em que os bolsistas não serão obrigados a apresentar banner. São considerados produtos dos projetos e programas de extensão: materiais didáticos, cartilhas, softwares, games, equipamentos, roteiros de processos e diversos outros que possam ser considerados produtos educacionais, tecnológicos e culturais.

Para as comunicações orais, serão selecionados oito projetos, um para cada área temática da extensão: Educação, Saúde, Comunicação, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Trabalho e Tecnologia e Produção. A comissão organizadora do evento vai pré-selecionar 72 projetos, que depois serão submetidos a votação popular no Instagram do Decanato de Extensão. O principal objetivo da exposição no Instagram e da promoção da votação popular é amplificar a difusão dos projetos e contribuir para visibilidade e fortalecimento da rede extensionista da UnB.

Os projetos e programas que demonstrarem interesse em participar das apresentações artísticas e culturais passarão a compor um “banco de talentos da extensão”, podendo ser convidados para o Encontro de Extensionistas ou outros eventos promovidos pelo DEX.