Catálogo da Rede de Polos de Extensão da UnB será apresentado no dia 24 de junho, às 10h, no estande da Editora UnB

convite lancamento feiralivro

A Extensão também vai marcar presença na 36ª Feira do Livro de Brasília (Felib). Na sexta (24), às 10h, o Decanato de Extensão vai apresentar o Catálogo de Programas e Projetos da Rede de Polos de Extensão da Universidade de Brasília (REPE). O catálogo reúne informações sobre os 61 projetos que atuam nos cinco Polos – Estrutural, Recanto das Emas, Paranoá, território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás) e Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás).

A Rede de Polos de Extensão (REPE) foi oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a REPE como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. A Rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa. O DEX também tem construído acordos com o poder público e a sociedade civil.

O DEX pretende consolidar a expandir os Polos de Extensão como espaços de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais.

DDC – A Diretoria de Difusão Cultural do DEX ainda promoveu diversas atividades. Sete dessas atividades foram de projetos de extensão diversos: Leitura Dramática/poética do projeto Núcleo de Arte e Cultura Travessia, Cartilhas da LAICE (sobre oficinas de produtos cosméticos), Programa Estratégico 2030, Apresentação de cartilhas sobre reciclagem, Apresentação de livros publicados do Projeto Ler ou não Ser, Apresentação do grupo de professoras de línguas do DF (GEPLIDF), e Apresentação do Núcleo de Acessibilidade.

Outras duas ações propostas por servidores da DDC ocorreram durante os períodos matutino e vespertino da Feira do Livro: A Revelação Musical - Karaokê Cultural, e a Pescaria Cultural. A primeira buscou incentivar a interação do público escutando, escolhendo músicas e cantando repertório diversificado. A segunda instigou a memória dos participantes acerca de "clássicos" e "best-sellers" literários a partir de uma "pesca" de capa de livros com perguntas específicas sobre a obra "pescada".

No período vespertino, ocorreram duas ações de bolsistas da DDC: uma contação de histórias infanto-juvenil e uma mediação de histórias latinoamericanas para crianças. Para essas ações, foi convida uma turma de escola para visitar o estande do DEX, onde as crianças escutaram as histórias.

Nesse período, a Reitora Márcia Abrahão marcou presença, junto com a Decana de Extensão, professora Olgamir Amancia e com a Decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, professora Denise Imbroisi, prestigiando as ações do DEX na FELIB.

A DDC ainda promoveu dois blocos de apresentações musicais. O primeiro foi uma seleção de composições de mulheres graduandas da UnB que participaram do projeto de iniciação científica intitulado "Práticas musicais e (trans)formação humanizadora: a voz e vez da participação feminina". O segundo foi liderado por uma das compositoras do bloco anterior, que apresentou um repertório de voz e violão com composições autorais e de outros artistas.

FEIRA DO LIVRO – A 36ª edição da Feira do Livro acontece entre 17 e 26 de junho. A UnB vai apresentar diversas ações de ensino, pesquisa e extensão no estande da Editora UnB. Com programação organizada pela editora, o espaço contará com atividades do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), do Decanato de Extensão (DEX), da Secretaria de Comunicação (Secom) – por meio da revista Darcy –, da UnBTV, e de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UnB. Assim como em edições anteriores, a EDU estará com uma exposição e promoverá lançamentos de livros. Saiba mais sobre a programação da UnB

Programacao DEX FeLib site