Catálogo que reúne ações de extensão foi lançado durante a 36ª Feira do Livro de Brasília; acesse

IMG 20220624 WA0016

Apresentação do catálogo da Rede de Polos de Extensão no estande da Editora UnB, na Feira do Livro de Brasília.

Com informações sobre os 61 projetos que atuam nos cinco Polos de Extensão da Universidade de Brasília, o Catálogo de Programas e Projetos da Rede de Polos de Extensão da Universidade de Brasília (REPE) foi apresentado pelo DEX durante a 36ª Feira do Livro de Brasília (Felib).

>> ACESSE O CATÁLOGO E CONHEÇA OS PROJETOS <<

A Rede de Polos de Extensão (REPE) foi oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a REPE como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. A Rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa. O DEX também tem construído acordos com o poder público e a sociedade civil.

O DEX pretende consolidar a expandir os Polos de Extensão como espaços de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais.

Os cinco Polos estão localizados na Estrutural, Recanto das Emas, Paranoá, território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás) e Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás).

Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Social do Decanato de Extensão (DDIS/DEX), destacou a riqueza da interação com a população das regiões. “O objetivo é de fato chegar à população, tirar essa verticalidade e criar integração entre universidade e sociedade”.

Ele espera que os projetos e Polos dialoguem e gerem ações comuns. Por isso, o catálogo deve estar sempre em transformação. “Nossa ideia é alimentar ele com informações de como as ações estão acontecendo”, disse.

Para a coordenadora do Polo da Chapada dos Veadeiros, Maria Fernanda Ferreira, a região congrega uma diversidade de saberes tradicionais. “Enxergamos várias possibilidades de trabalhar junto a comunidade”, ressaltou.

Paula Gomes de Oliveira, que coordena o Polo do Recanto das Emas, afirmou que os extensionistas estão atentos às demandas levadas pela comunidade. “Vamos realizar um sarau proposto pela população no dia 3 de julho”, contou. “Estamos tentando pôr o pé naquele território, e estamos tendo muita receptividade”.