O projeto foi pensado para o retorno das atividades presenciais da UnB, possibilitando acolhimento aos alunos e interação entre ciência, arte e cultura

capa materias extrede joomla

 

O projeto “Saúde, Ciência e Arte com Plantas” está em seu primeiro semestre de atividades na UnB. Conversamos um pouco com a Professora Lívia Barreto, coordenadora da atividade, que nos contou que o projeto tem como principal objetivo promover a saúde emocional dos participantes, através do resgate do trabalho manual como terapia e meio de convivência social, auxiliando no tratamento dos transtornos mentais gerados ou intensificados pela pandemia.

 

Seu público alvo são pessoas com histórico de ansiedade e/ou depressão. O projeto é bastante amplo, se encaixando em qualquer nível de formação e possibilitando a troca de conhecimentos entre os participantes.

 

Oficinas fazem parte da composição do projeto, sendo uma delas a de tingimento natural, onde os extensionistas desenvolvem estampas em tecidos utilizando plantas secas. São observados os efeitos de substâncias naturais provenientes das plantas e sua fixação no tecido por meio de diferentes reações químicas. É possível trabalhar a criatividade, com criação de desenhos a partir das partes dos vegetais utilizados. Outro tema abordado no projeto é o estímulo dos órgãos responsáveis pelos sentidos, não somente pelas imagens formadas pelas plantas no tecido, como também os aromas e texturas utilizadas.

 

A comunicação gerada durante as atividades, permite a troca de experiências com trabalhos manuais e sua interferência no cotidiano, na religião e na cultura. A aluna extensionista Roberta Marques da Costa, graduanda em Geografia, nos contou sobre sua participação no projeto, afirmando ser uma experiência quase terapêutica. São ressaltadas as distintas formas de uso e aplicações dos objetos de arte elaborados nas oficinas.

 

As atividades estão sendo montadas para a Semana Universitária, a programação será divulgada no Instagram do projeto.

 

*Bolsista do Programa Extensão e Comunicação em Rede. 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.