Universidade tem opções de cursos e eventos em diversas áreas de conhecimento; veja o tutorial

Não é apenas pelo vestibular que as pessoas podem ter acesso à Universidade de Brasília. Através da Extensão Universitária, a UnB estreita laços com a comunidade e oferece projetos, cursos e eventos em várias áreas do conhecimento para diversos públicos. Essas ações são gratuitas e abertas. Todos os anos, também acontece a Semana Universitária, com centenas de cursos, oficinas, palestras e exposições. Neste ano, a 22ª Semuni será realizada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro

 

“É através da promoção dessas atividades que compartilhamos o conhecimento produzido em ações de ensino, pesquisa e extensão”, explica o professor Alexandre Pilati, decano de Extensão da UnB. 

 

Diferente dos cursos e disciplinas regulares, os cursos de extensão em geral têm uma flexibilidade maior em termos de ementa, conteúdo programático e de metodologias de ensino-aprendizagem. 

 

“É fundamental que eles sejam oferecidos com regularidade ao longo do ano e em momentos especiais como a Semana Universitária. Com isso, ganham tanto os estudantes que participam desses cursos, quanto a Universidade”, avalia Pilati. 

 

Segundo o decano, o diálogo com a comunidade é fundamental para que o conhecimento avance e se efetive na prática. “Para a UnB, é sempre uma alegria poder cumprir essa missão de abrir suas portas à formação complementar e continuada da comunidade externa, que se compõem também de egressos, estudantes da educação básica e da população em geral”, diz. 

 

CURSOS E EVENTOS – Novas ações de extensão são ofertadas regularmente, por isso é importante se manter atualizado através do portal e das redes sociais do DEX, além do Módulo de Extensão do SIGAA.

 

Entre os cursos abertos, é possível se inscrever no Curso Língua Brasileira de Sinais, realizado na Escola Maria Teixeira, em Luziânia (GO), até 30 de julho, no minicurso A Dimensão Espiritual do Cuidado em Saúde, que apresenta conceitos de religiosidade e espiritualidade com enfoque na integralidade do cuidado em saúde e enfermagem, até 31 de julho, e no Clube do Livro Afroatitude + Leia Preta, que acontece no Centro de Convivência Negra da UnB, até 21 de setembro. 

 

Também é possível participar de vários eventos de Extensão que acontecem ao longo do ano na UnB. Entre as opções, existem seminários, oficinas, minicursos, aulas, workshops, exposições, rodas de conversa, entre muitas outras. 

 

A 74ª Reunião Anual da SBPC acontece entre os dias 24 e 30 de julho, de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, inclusive de extensão, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina). Saiba mais sobre a SBPC

 

Ao longo dos meses de agosto e setembro, por exemplo, também vão acontecer o Minicurso de Monitoramento Legislativo & Regulatório, Aulas de Reforço de Matemática Básica, Oficina imersiva de Podcast, Oficina de Illustrator e a JogaR - Oficina de programação de jogos de tabuleiro em linguagem R de programação. Essas e muitas outras opções estão disponíveis no SIGAA. Participe!

 

Confira abaixo o passo a passo para se inscrever em cursos e eventos de extensão:

 

inforgraficoextensao 2022 Recuperado

 

Veja também o tutorial de como se inscrever em atividades da Semana Universitária: http://dex.unb.br/inscricoes2021

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.