Candidatos podem conhecer algumas das graduações ofertadas pela instituição na Mostra de Cursos, que acontece durante a Semana Universitária

Universidade está com processos seletivos abertos para ingresso por Vestibular Tradicional e de Libras, PAS, Transferência Facultativa e para Portador de Diploma de Curso Superior. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Realizar a formação superior em uma universidade pública de qualidade é o sonho de muitos estudantes de ensino médio em todo o país. E este desejo pode se tornar realidade para quem mira um destino: a Universidade de Brasília. Para alcançar vaga em uma das cerca de 140 graduações oferecidas pela UnB, é necessário participar de um dos processos seletivos para ingresso.

No momento, há diferentes oportunidades disponíveis. As inscrições para o Vestibular Tradicional e do Vestibular de Libras podem ser feitas até 6 de setembro, no site do Cebraspe. A taxa é de R$ 147. As provas de conhecimentos estão previstas para os dias 26 e 27 de novembro e o resultado final deve ser divulgado no dia 16 de janeiro de 2023. No total, são ofertadas 2.118 vagas para ingresso nos quatro campi e 40 para o curso de Libras. As aulas para os aprovados iniciam no primeiro semestre letivo de 2023.

Para quem busca uma vaga em cursos como Música e Artes Cênicas, é preciso ficar atento ao edital de Certificação de Habilidade Específica, que deve ser lançado no dia 26 de agosto.

Os editais de abertura dos três subprogramas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) também estão abertos. As inscrições, no valor de R$ 120, podem ser feitas de 22 de agosto a 12 de setembro, no site do Cebraspe. As provas da primeira etapa devem ser aplicadas no dia 17 de dezembro e os candidatos aprovados ingressam na UnB em 2025. Já para o PAS 2 e 3 segunda etapa estão previstas para 10 e 11 de dezembro de 2022, respectivamente.

Para os candidatos à terceira etapa do Subprograma 2020-2022, serão oferecidas 4.238 vagas, sendo 2.118 para entrada no primeiro semestre letivo de 2023 e 2.120 para o segundo semestre do próximo ano – as previsões de início e fim do calendário acadêmico ainda serão definidas. Informações detalhadas sobre os demais subprogramas em curso estão disponíveis no site do Cebraspe.

Outro edital aberto é para ingresso por Transferência Facultativa (TF) e para Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas até 23 de agosto. São 905 vagas em diferentes cursos de graduação que não foram preenchidas pelo Vestibular, PAS e Enem. As aulas para os novos alunos começam no dia 25 de outubro, data prevista para início do segundo semestre letivo de 2022.

Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição de acordo com as regras previstas nos editais.

Confira os editais na íntegra:

>> Vestibular Tradicional e de Libras

>> PAS

>> Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior

MOSTRA DE CURSOS – Para auxiliar na escolha do curso de graduação de interesse, a UnB também oportuniza um momento para vivenciar o ambiente acadêmico e conhecer suas potencialidades de formação profissional. De 30 agosto a 1º de setembro, acontece a Mostra de Cursos de Graduação da Universidade de Brasília. Este ano o evento volta a ocorrer presencialmente e será abrigado no Pavilhão João Calmon, no campus Darcy Ribeiro, durante a Semana Universitária. A visitação pode ser feita das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Realizada desde 2010 pelo Decanato de Ensino de Graduação, a Mostra é um evento anual destinado aos estudantes do ensino médio e à comunidade externa. Neste ano, aproximadamente 40 cursos participam da exposição. Em cada estande, professores e estudantes de graduação conversam com alunos do ensino médio, apresentam informações e tiram dúvidas sobre o curso e a carreira em cada área.

Além de subsidiar a escolha da futura profissão, a Mostra tem o papel fundamental de instruir os jovens sobre a importância de se cursar o ensino superior. O momento também é uma oportunidade para os futuros estudantes universitários sentirem o clima do cotidiano na Universidade.