Além das atividades propostas pela Diretoria de Difusão Cultural, Semuni terá opções diversificadas

mulheres compositoras FELIB2022

Mulheres compositoras da UnB vão se apresentar na Quinta Cultural da Semana Universitária. 

Na foto, Nicolly Barreto (em pé, de preto); Maria Sílvia (em pé, com violão) e Mariana Sobrinho (com baixo elétrico).

 

Com o retorno às atividades presenciais, a Semana Universitária de 2022 terá uma programação cultural diversificada, com oficinas, apresentações e exposições. No dia 1º de Setembro, a Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) apresenta a Quinta Cultural, com dez atividades abertas a todos. A Semuni também terá propostas da Biblioteca Central (BCE), Instituto de Artes (IdA), Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e Faculdade de Educação (FE), entre outros.

 

“Temos uma variedade de atividades criativas por meio do fazer artístico-cultural que foram pensadas com carinho para esta Semana Universitária, que marca o retorno à convivialidade presencial, (re)conhecendo os espaços de nossa universidade que completou 60 anos e homenageando o centenário de Darcy Ribeiro!”, conta Flávia Narita, diretora de Difusão Cultural.

 

A Quinta Cultural terá atividades no Udefinho, Beijódromo, Anfiteatro 10 e no gramado entre o ICC e a Reitoria. “Temos atividades para quem gosta de ler (pescaria cultural), cantar (karaokê da DDC e Rádio Beijoca), escutar música (apresentações musicais), ouvir histórias (bate-papo), poesias (Festival do Beijo/Poesia no Beijódromo), cinema (CineClube) e de por a mão na massa, ou, no caso, na terra (ou solo) na oficina de terrário e personalizando sua própria ecobag”, diz a diretora.

 

Durante toda a Semana Universitária, o Acervo Central (ACE/UnB) apresenta a Exposição de acervo fotográfico de Darcy e Berta Ribeiro no Beijódromo, de 8 às 19h. Também ao longo da semana, o Departamento de Música (MUS) oferece o curso História do Rock (do Blues ao Black Metal), no Anf. 9.

 

O público poderá conhecer Jogos de tabuleiro antigos, como xadrez, damas, dominó (29/08 no Espaço POP da BCE), as “Origens” dos Quadrinhos e suas estruturas básicas (30/08, no mesmo local, às 14h). Na quarta (31), acontece a 2ª Apresentação de Guitarra e Violão Popular do Departamento de Música, no Café das Letras, e a Oficina de Criação de Zine (no Prédio SG1 - sala Ateliê 4). A semana fecha com a Batalha dos Riffs, no Anfiteatro 9.

 

“Venham, conheçam, experimentem, vivenciem, produzam! Arte e cultura são parte do ser humano. Uma universidade que investe em arte e cultura investe em seres mais humanizados”, convida Flávia Narita.

 

SEMUNI – As inscrições para a 22ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Planaltina, Ceilândia e Gama. Serão mais de 800 atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras.

 

>> CONFIRA TODAS AS PROGRAMAÇÕES DA SEMUNI 2022 <<

 

A Semana Universitária terá como temas o centenário de Darcy Ribeiro e as comemorações dos 60 anos da UnB. Os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA). Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema e acessar a lista de atividades e os horários.

 

Veja a programação da Quinta Cultural:

 

10h00 às 11h30 - Oficina de Terrário - Na oficina, conduzida por João Pablo Borges Reduzino, será apresentada a história dos terrários e toda parte teórica e prática para a construção do terrário. Cada participante receberá um kit para confeccionar um terrário durante a oficina.
Local: Udefinho


10h00 às 18h00 - Pescaria Cultural - A pescaria cultural, idealizada pela bibliotecária e servidora da DDC/DEX Janaina dos Santos Melo, visa, de uma forma didática, instigar o conhecimento dos participantes acerca dos clássicos e dos best sellers literários. São três níveis de conhecimento sobre o tema e para cada nível um prêmio diferente.
Local: Udefinho


10h00 às 16h00 - Rádio Beijoca - A Rádio Beijoca exibirá programações de música sobre as temáticas derivadas das expressões artísticas do beijo e do amor, e abrirá o microfone para a comunidade acadêmica da UnB se manifestar sobre os temas. A ação está conjugada com o Festival do Beijo / Poesia no Beijódromo, e é coordenada pelos membros do Núcleo de Arte e Cultura “Travessia”, conduzida pelo professor Fernando Bomfim Mariana. Durante o dia 01/09/2022, a Rádio Beijoca apresentará as principais ações das Casas Universitárias de Cultura da UnB ao longo de 2022, bem como suas articulações com as demais manifestações artístico-culturais do Distrito Federal.
Local: Gramado entre ICC e Reitoria


12h30 às 13h45 - CineClube Beijódromo - O CineClube Beijódromo é uma ação em parceria entre a Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX) e a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR). Desde 2021, já foram realizadas dez sessões do cineclube, com debate entre convidados e plateia acerca de um filme escolhido, baseado em "pensamentos ou fazimentos" de Darcy Ribeiro. Nesta sessão debateremos o filme "Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça", com a participação do diretor Silvio Tendler. O filme não será passado no evento.
Local: Anfiteatro 10


14h00 às 15h00 - Bate-papo | Linha do tempo: o entrelaço de Brasília e da Universidade com Tom Maranhão - Escutaremos histórias de eventos culturais na Universidade de Brasília a partir da vivência do servidor da Diretoria de Difusão Cultural (DDC), Antônio Carlos Ayres Maranhão, servidor “Ouro da Casa”. Haverá uma apresentação de um vídeo do grupo Monocelho para introduzir a atividade.
Local: Anfiteatro 10


14h00 às 18h00 - Karaokê da DDC - A atividade organizada pelo regente e servidor da DDC/DEX, Airan Santos Barbosa de Sousa, consiste em proporcionar aos participantes um momento de lazer por meio da música de forma ativa: os interessados selecionam e cantam as músicas que desejarem.
Local: Udefinho


15h00 às 16h30 - Oficina de Ecobag - A oficina de Ecobag, conduzida por Carlintton Matheus do Nascimento Soares, tem como objetivo expandir e ampliar o conhecimento por meio da imaginação, produção e personalização da peça. Na oficina será ensinado como personalizar as ecobags à mão. Cada participante receberá um kit para realizar a personalização da sua própria ecobag.
Local: Udefinho


16h30 às 18h00 - Festival do Beijo/ Poesia no Beijódromo - É uma ação integrada entre os Projetos de Arte e Cultura da DDC/UnB, e coordenada pelos membros do Núcleo de Arte e Cultura “Travessia”, conduzida pelo professor da FE Fernando Bomfim Mariana. A atividade visa a dinamização do Beijódromo (Memorial Darcy Ribeiro) através de debates acerca da expressão artística do beijo, apresentações de manifestações culturais sobre o beijo e, em especial, poesias e leituras dramáticas que valorizem as concepções de Darcy Ribeiro sobre o Beijódromo enquanto local de sociabilidade na Universidade de Brasília.
Local: Beijódromo


18h00 às 19h00 - Apresentações Musicais: Mulheres Compositoras da UnB e Coro de Extensão - Encerrando a "Quinta Cultural 2022", haverá apresentações musicais com uma seleção de composições de mulheres estudantes de graduação da UnB que participaram do projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado: "Práticas musicais e (trans)formação humanizadora: a voz e vez da participação feminina". Haverá também a apresentação do Coro de Extensão da UnB. Com ensaios na CAL (Casa da Cultura da América Latina), o coro tem como objetivo a socialização por meio do aprendizado de canto e leitura musical com um repertório multicultural.
Programa da apresentação:
1. Nicolly Barreto: “Queria poder”
2. Maria Silvia acompanhada de Daniel Lima: “eu sim” e “me desintegro”
3. Mariana Sobrinho acompanhada de Alencar Ulisses: “Gostei bem” e “Otário”
4. Eliana Nesme: “Jornada em Dó” e “Jornada em Ré”
5. Hanna Amim: “Vem” e “Projeto 333”
6. Coro de Extensão: Tom Jobim e Vinícius de Moraes: "Canta, canta mais"
7. Coro de Extensão: Martinho da Vila: "Canta, canta minha gente"
Local: Udefinho

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.